Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

5 DICAS PARA PROTEGER SEU PC CONTRA VÍRUS

04/04/2017

No Brasil, com a facilidade do acesso à internet, através de smartphones, os cyber ataques também aumentaram, isso é “normal” uma vez que mais pessoas estão colocando suas informações na internet. Aqui e no resto do mundo existem diferentes tipos de vírus digitais e de hackers. Esses ataques obviamente são considerados ilegais e tendem a aumentar ou diminuir ou terem objetivos completamente diferentes dependendo da situação política ou econômica de cada país.

Os mais comuns tipos de ataque são aqueles que criam programas destrutivos que não só acabam com a funcionalidade da uma máquina, mas também, na maioria das vezes, rouba informações importantes, como senhas de redes sociais e até mesmo de contas bancárias.

Com essa realidade, foi surgindo grupos de hackers com intenções bem específicas, pois há ataques e ataques. Uns grupos usam sua habilidade para roubar informações e outros grupos usam suas habilidades para fazer ativismo com a intenção de difundir ideais de liberdade e privacidade, como por exemplo, o autointitulado “Anonymus”, surgido em 2012.

Sempre é bom lembrar que esses ataques, que na maioria são bem comuns, (“Cavalo de Troia” entre outros inúmeros malwares) na maioria dos casos já existem alternativas de proteção.

Os chamados “Worms”, por exemplo, são vírus normalmente enviados por e-mails. Eles se conectam ao sistema da máquina tentando causar lentidão até finalmente inviabilizar o computador por completo.

Se você possui algum site ou blog, talvez já tenha ouvido falar do DDoS ATTACK. Esta ação tem apenas um único intuito, o de atacar um service até tornar alguma página mantida por ele completamente indisponível para o usuário. Em alguns casos mais drásticos, o servidor pode ficar incapaz de disponibilizar qualquer uma de suas páginas.

Para ações mais simples um bom antivírus já é o suficiente para manter o seu computador 100% protegido durante todo o tempo em que estiver acessando a internet. Porém, temos que deixar bastante claro que apesar de existirem medidas contra os vírus mais populares, qualquer rede, computador ou página é vulnerável a ação de um hacker.

Sempre vão existir falhas ou brechas, principalmente se tratando de tecnologia. A maioria dos hackers se utiliza de processos chamados de “força bruta” para conseguir invadir. Isso significa que ele continua tentando incessantemente até finalmente obter sucesso.

De acordo com especialistas brasileiros, depois do surgimento das Nuvens, os ataques a servidores tomaram uma proporção completamente diferente.

Afinal de contas se as informações do seu e-mail são roubadas, por exemplo, o hacker consegue saber se você recebe mensagens de bancos ou sites de vendas. Em alguns casos o hacker pode se passar por eles pedindo um novo cadastro com suas informações. Esta ação ficou conhecida como “phishing”.

Tendo em vista que a relação da humanidade com a internet mudou e mudou também a relação das pessoas com suas próprias informações é necessário ter cuidado redobrado e sempre proteger sua máquina, por isso, o Zigg reuniu aqui 5 dicas simples, porém importantíssimas para você aplicar agora!

Antispyware

Os Spywares são aqueles programas deixados por hackers pela rede. Eles invadem o seu computador como espiões procurando por informações. Um bom Antispyware faz uma varredura na sua máquina e elimina qualquer spy do seu sistema.

Senhas diferentes

É de extrema importância que você não utilize a mesma senha para tudo. Muita gente costuma usar a mesma senha para todas as redes sociais, emails e até mesmo para contas bancárias, por exemplo. Este é um erro muito grave! Tenha senhas diferentes, misture letras maiúsculas, minúsculas, números e pontuações. Assim fica mais complicado para o hacker conseguir descobrir. Se possível troque de senha de tempos em tempos, parece muito trabalho, mas se suas informações estão todas no seu e-mail, pode valer muito a pena.

Sistema operacional atualizado

Configure o seu computador para realizar as atualizações do sistema automaticamente. Um computador com sistema desatualizado é muito mais fraco e suscetível a ações externas. Esta é uma medida simples e fácil de executar.

Downloads e links desconhecidos

Este é com certeza o maior motivo do surgimento de pragas e má funcionalidade do seu computador. Um link desconhecido pode significar muitas coisas, só por que o link tem como nome o título da música que você estava procurando isso não necessariamente significa que seja ela!

Durante o download e instalação de um novo programa, preste bastante atenção à etapa de perguntas. Existem programas que forçam o usuário a realizar o download e a instalação de outros para poderem funcionar. Muitas vezes estes programas existem para colher informações de um computador.

Como na maioria das vezes não conhecemos esses programas nem sua utilidade ou reputação, o mais sensato e manter essas abas em branco e continuar com a instalação do programa desejado.

Antivírus


O Antivírus ainda é a principal barreira que impede a entrada de visitantes indesejáveis! Junto com o Firewall, eles iram proteger e eliminar da sua maquina os vírus e programas de danos mais populares da rede.

Mantenha seu Firewall sempre ativado e conectado com a sua rede. Ele vai te ajudar questionando suas ações quando necessário e também vai te informar quando não reconhece algum site ou programa.

Não é a única medida de segurança obvio. O próprio usuário precisa estar atento. No que você esta clicando? Aonde você tem assistido vídeos? Que sites você tem acessado?

Toda praga ou parasite virtual surge por meio da conexão e um antivírus de qualidade é de suma importância!



 
Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar