Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VENDAS DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÕES CAEM HÁ 19 MESES SEGUIDOS

31/03/2017

Os brasileiros ainda vão ao supermercado comprar comida, mas fora isso as vendas do comércio vão mal. Os números divulgados pelo IBGE nesta quinta, 30/3, mostram que no caso de material de escritório, informática e comunicação, a queda foi de 4,8% na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017 – índice bem acima da média geral, de queda de 0,7%. 

Essa média deve muito à estabilidade de supermercados e produtos alimentícios, uma vez que o IBGE aponta para recuos generalizados, em seis dos oito grupamentos de atividades analisados pelo instituto. No caso de informática e comunicações – leia-se, smartphones, computadores, notebooks, etc – o desempenho negativo de janeiro representou o 19o mês consecutivo de vendas em queda. 

As comparações com janeiro de 2016 e com o acumulado em 12 meses também não são favoráveis. “A atividade de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de 5,9% no volume de vendas em comparação com igual mês do ano anterior, registrou o 19º recuo consecutivo, porém a valorização do real frente ao dólar nos últimos três meses de 2016 vem contribuindo para a redução da magnitude de queda das vendas do setor. A taxa acumulada em últimos 12 meses ficou em -10,7%.”

Segundo ainda o IBGE, o desempenho geral se deve especialmente ao contínuo recuo na massa de rendimentos dos trabalhadores e às restrições ao crédito, com a taxa de juros no crédito às famílias tendo passado de 39,2% ao ano em janeiro 2016 para 41,9% ao ano em janeiro 2017. 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar