Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAIBA O QUE É E QUAIS AS MELHORES FERRAMENTAS PARA SCREENCAST

30/03/2017

O vídeo é a melhor forma de ensinar e claro a melhor forma de aprender sobre determinada coisa. Atualmente, muita gente passou a usar o screencast para mostrar “como se faz” determinadas coisas no YouTube, por exemplo, mas o que muitos não sabem é que há inúmeras ferramentas disponíveis para fazer esse tipo de conteúdo.

Mas você sabe o que é Screencast? Resumidamente é uma forma cômoda de fazer esses vídeo “ensinando alguma coisa” gravando a própria tela do computador.

Para quem entende um pouco mais de computadores e vive ajudando amigos e parentes a desenrolar problemas tecnológicos e até mesmo para criadores de conteúdo, esse recurso é uma mão na roda! A grande vantagem dos screencasts é que possibilitar, sem custos ou equipamentos especiais, produzir conteúdo com boa qualidade.

Qual software usar

Se você gostou da ideia e quer passar a usar um programa, você, é claro, precisará escolher um bom software de captura de tela. São muitos no mercado, então escolha um e comece a usar, se não gostar não desanime, tente outro até que você ache um que você se adapte melhor.

Há muitos programas bons disponíveis de forma gratuita (e outros pagos também). Vamos listar aqui os 6 melhores para você usar sem precisar necessariamente ter grandes habilidades no computador. Confira nossa seleção!

1 - Camtasia Studio

Camtasia Studio

Começamos a lista com o clássico e mais utilizado programa para capturar, além de possuir uma versão compatível para MAC. O Camtasia Studio engloba uma série de ferramentas e utilitários para sua gravação, pode ser tanto uma vídeo aula, tutorial ou gameplay, o Camtasia sem dúvidas possui um suporte gigantesco e perfeito para seus trabalhos, também é o mais aclamado pelos usuários, sendo utilizado bastante por profissionais ou leigos. Seu único “problema” é que ele pode exigir muito da sua máquina forçando o usuário migrar para outras opções, mas sem dúvidas o Camtasia é o mais adaptável para seus projetos.

2 - Jing Project

Jing Project

Uma ferramenta bem mais leve porém com muitas limitações. Jing Project, é uma ótima opção para quem deseja realizar projetos mais simples, perfeito para realizar tutoriais. Com Jing Project e um pouco de criatividade, seu projeto pode se tornar profissional tanto quanto quem utiliza o Camtasia.

3 - Fraps

Fraps

Fraps é uma ferramenta principalmente para aqueles amantes de games, que gostam de gravar sua jogatina, realizar gameplays entre diversos outras criações de projetos em relação a games, pois esta ferramenta pode tirar screenshots em alta resolução, além de consumir pouco fps em relação a outras ferramentas de captura. Outra boa função é o “benchmark” que transmite informações instantâneas sobre a performance de seu computador durante os jogos em aberto.

4 - Free Screen To Video

Free Screen To Video

É mais uma boa opção entre os programas de captura de tela, desenvolvida pela “Koyote Soft”, essa ferramenta possui utilitários e ferramentas necessárias para capturar o que você deseja. Diferente das demais que existe uma versão paga para utilizar os seus recursos, esta ferramenta é gratuita e já vem com um pack de ferramentas para que você utilize e realize seus projetos.

5 - Plays.tv

Plays.tv

Bem aclamados por amantes de games também, o Play.tv é ótimo para salvar momentos marcantes como aquelas jogadas maravilhosas de futebol ou em MOBAS. Plays.tv tem de inovador o seu recurso online, que é possível compartilhar entre seus amigos que também possua o recurso, suas jogadas ou kills em diferentes games.

6 - Video Download Capture

Video Download Capture

Por último da lista o Video Download Capture, uma ferramenta de aspectos e traços modernos, trazendo funções semelhantes em relação às demais ferramentas. Com ele também é fácil compartilhar seus projetos, tanto pra YouTube, Vevo, Megavideo, entre outros, além da possibilidade de convertê-los para os formatos mais populares. Bem simples e intuitivo, Video Download Capture é uma ferramenta que deve ser avaliada para quem deseja fazer screencast.

Criando um Screencast

Quer saber os primeiros passos para usar um programa desse tipo? Confira abaixo, em nosso vídeo, onde falamos do Camtasia, um dos mais famosos, o aTube Catcher, uma boa opção para uma gravação convencional. Além desses, o FRAPS e o PLAYS.TV.



 
Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar