Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UM MENINO DE QUATRO ANOS USOU A SIRI PARA SALVAR A VIDA DE SUA MÃE DESACORDADA

24/03/2017

siri-iphone
 

Quando um jovem garoto, identificado apenas como Roman, não conseguia acordar sua mãe inconsciente, ele fez o que qualquer menino de quatro anos de idade, astuto e adepto da tecnologia faria: usou o dedo de sua mãe para destravar seu telefone e, então, pediu à Siri que ligasse para os serviços de emergência. As ações do garoto salvaram sua mãe, mas o incidente expõe algumas falhas perigosas e sombrias em nosso mundo cada vez mais sem linha fixa.

Como noticiado na BBC, Roman, que mora no bairro de Kenley, no sul de Londres, salvou a vida de sua mãe ao usar seu dedão para destravar seu iPhone e, então, pediu à Siri que ligasse para o número de emergência. Um operador enviou paramédicos e a polícia, após o garoto explicar que sua mãe estava “morta” e que “ela estava fechando os olhos e não estava respirando”. A mãe foi levada a um hospital próximo, onde foi ressuscitada. A provação inteira pode ser ouvida neste clipe de áudio incrível.

Antes que eu prossiga, é preciso dizer que esse menino é um herói completo. Na hora, Roman estava em casa com seu irmão gêmeo e um irmão mais novo. O garoto tomou o controle da situação muito bem. Não apenas manteve a calma como também conseguiu seguir as instruções e dizer ao operador da linha de emergência onde ele morava.

Essa é uma consideração importante nessa história. Telefones móveis não são associados com um local fixo ou um endereço, então são difíceis de se rastrear. Como Patrick Allen, do Lifehacker, apontou nesta quarta-feira, funcionários de serviços de emergência conseguem localizar a torre de sinal de celular mais próxima, mas isso é, frequentemente, o mais próximo que conseguem chegar quando recebem uma chamada aflita de um celular.

Complicando ainda mais as coisas, Roman pode não ter tido acesso a uma linha fixa, o que pode explicar por que ele teve todo o trabalho de destravar o iPhone de sua mãe com seu dedo coxo e desfalecido. Muitos pais de crianças pequenas se agarram a suas linhas fixas por mais tempo do que gostariam por essa exata razão. Crianças normalmente não têm a liberação para ter seus próprios celulares até que estejam um pouco mais velhas que Roman, então ter uma linha fixa pela casa é apenas bom senso.

Mas este incidente levanta ainda outro ponto doloroso: o ato de travar nossos telefones pode trabalhar contra nós — e nossos filhos — em circunstâncias extremas como essa. A resposta para esse problema não é imediatamente óbvia, já que crianças de quatro anos, armadas com senhas, podem fazer um grande estrago ao mexer no celular de um de seus pais. Como nota o Apple Insider, a Apple possibilita contatar os serviços de emergência sem destravar o telefone antes, indo para o lado direito da tela de bloqueio e pressionando “Emergência” para destravar a tela. Isso é bom, mas ainda um protocolo excepcionalmente complexo de lembrar e executar para crianças, em uma situação de estresse.

Quanto à Siri, assistente digital da Apple ativada por voz, ela funcionou exatamente como deveria. Esse é um grande exemplo de como as novas tecnologias podem ser usadas para salvar vidas.

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar