CRISE FEZ BRASIL VENDER 2,8 MILHÕES DE CELULARES A MENOS EM 2016
3/24/2017
Pelo
segundo ano consecutivo, o mercado brasileiro de celulares registrou
queda. Em 2016, foram comercializados 48,4 milhões de aparelhos, o que
representa 5,2% a menos do que em 2015, quando foram vendidos 51,1
milhões de dispositivos, revela estudo da IDC Brasil, divulgado nesta
sexta-feira, 24/03.
“Mesmo com queda nas vendas nos últimos dois anos, o Brasil conseguiu
se manter na quarta colocação dos países que mais vendem smartphones no
mundo e continua sendo estratégico para os fabricantes”, diz Leonardo
Munin, analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América
Latina.
Do total de aparelhos comercializados em 2016, 43,5
milhões foram smartphones (queda de 7,3%) e 4,9 milhões feature phones
(crescimento de 18,5%). “O primeiro semestre de 2016 foi muito fraco e
refletiu diretamente nas vendas dos smartphones. Foi um período de dólar
elevado e muita indecisão político-econômica. Nos três primeiros meses
do ano passado, por exemplo, os fabricantes chegaram a pausar a produção
por falta de peças (ou insumos) devido às incertezas do mercado. Já no
segundo semestre, com a oferta de dispositivos estabilizada e com o
consumidor um pouco mais confiante, houve uma melhora, principalmente no
último trimestre”, avalia Munin.
O estudo da IDC revela ainda um
comportamento bastante diferente em relação às marcas que dominam o
mercado de celulares no Brasil. De acordo com o analista, até 2014, 94%
dos aparelhos vendidos pertenciam a seis marcas globais. Em 2016, o
número passou para 80%. “Fabricantes menores globais ou nacionais
ganharam uma fatia importante do mercado. O cenário favoreceu quem
trabalha com preços mais acessíveis. Além disso, as empresas passaram a
investir mais para atender um consumidor que exige design diferenciado,
durabilidade, capacidade de memória e câmera e que gasta mais para ter
um celular, tanto que o tíquete médio dos aparelhos passou de R$ 882, em
2015, para R$ 1050, em 2016.
O 4º trimestre de 2016 apresentou
crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2015. Foram
vendidos 13,8 milhões de aparelhos, sendo 12,5 milhões de smartphones
(crescimento de 14%) e 1,3 milhão de feature phones (crescimento de
31%). “O último trimestre foi surpreendente, principalmente por conta da
Black Friday, que ganhou força nos últimos anos e se firmou como a
principal data para o mercado de celulares. Muitos consumidores
anteciparam as compras de final de ano e outros esperaram a data para
trocar de aparelho”, completa o analista da IDC para América Latina.
Fonte: Convergencia Digital
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