A
nuvem é uma parte fundamental da estratégia analítica de 70,1% das
empresas, enquanto 21,6% delas consideram importante no processo de
adoção de análises, revela a pesquisa “The State of Cloud Analytics
2016,” patrocinado pela Informatica, e realizado com 402 líderes de
negócios e Tecnologia em todo o mundo. O levantamento apurou que hoje a
análise na nuvem não é apenas essencial, mas também caminha para ser
dominante no ambiente de negócios.
A pesquisa aponta que as
análises realizadas em nuvem atingiram a igualdade em adoção com as
realizadas on-premise. As implementações analíticas de hoje são
divididas quase igualmente entre ambientes on-premise e nuvem (híbrida
ou pública), com a maioria dos entrevistados esperando expandir suas
implementações de nuvem no futuro.
O relatório também destaca a
imensa importância do autosserviço governado para a análise em nuvem.
Uma esmagadora maioria dos entrevistados (94,8%) acredita que esse tipo
de autoatendimento é uma estratégia-chave para as implementações de
análises em suas organizações. De fato, quanto mais comprometida a
organização é para a análise em nuvem, mais valiosas são as capacidades
de autoatendimento em áreas como o gerenciamento de dados e,
especificamente, sua administração, à medida que os usuários buscam
níveis crescentes de agilidade.
O levantamento aponta ainda que:
·As
análises em nuvem já passaram do ponto de inflexão e agora são top of
mind – A nuvem é uma parte chave ou muito importante na estratégia
analítica de 91,7% dos entrevistados.
·A adoção das análises em
nuvem é impulsionada por necessidades vitais de Negócios – Os três
principais drivers de negócio para análise em nuvem foram identificados
como aperfeiçoamento de processos de negócios (23,5%), experiência do
consumidor (22,2%) e melhor colaboração entre equipes e fornecedores
(19,1%).
·A adoção também é impulsionada pelo custo – Os
executivos que responderam a pesquisa identificaram a redução de custos
(19,5%) como o principal fator técnico para mover a análise para a
nuvem. Em termos de drivers financeiros, o custo de implementação /
adoção foi identificado como o principal benefício monetário (47,6%).
·A
segurança é um fator técnico e um obstáculo – A segurança de dados foi
identificada como o segundo principal fator técnico para a adoção das
análises em nuvem (15,1%). No entanto, segurança e compliance foram
vistos como o principal obstáculo à implementação na nuvem (40%). No
entanto, o medo das questões de segurança diminuiu (em 5%) entre os
entrevistados com implementações de nuvem mais maduras.
·A
integração e a migração são vitais – O segundo principal obstáculo à
adoção foi identificado como integração e migração (34,6%), apontando
para a importância crítica de ferramentas de integração de dados
completos.
·As organizações estão extraindo insights por meio de
um acesso mais amplo às soluções self-service – Empresas que possuem
recursos robustos de análise em nuvem estão alimentando percepções mais
rápidas e tendo maior agilidade por meio de autoatendimento governado
para integração de dados (84%), mapeamento de dados (83%), modelagem de
dados (82%) e governança de dados (77%).
Fonte: Convergencia Digital