As comunicações feitas pelo WhatsApp estão associadas de alguma maneira a
até 0,9% do PIB do Brasil, onde uma parcela significativa dos mais de
100 milhões de usuários trocam mensagens com pequenos e médios negócios e
prestadores de serviços, aponta um estudo da consultoria Analysis
Group, divulgado pela OTT, nesta quarta-feira, 08/03. Segundo a
consultoria, o gasto anual dos brasileiros associado de alguma maneira
ao WhatsApp é estimado entre 12 bilhões e 28,3 bilhões de dólares, ou o
equivalente a de 0,38% a 0,88% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em
2015.
O levantamento, encomendado pelo WhatsApp e que também
calculou o impacto econômico do aplicativo na Índia, Alemanha e Espanha,
indica que quase 1 em cada 3 entrevistados no Brasil utiliza o WhatsApp
para se comunicar com estabelecimentos comerciais e profissionais
liberais, incluindo restaurantes, oficinas mecânicas, médicos,
cabelereiros, corretores de imóveis e advogados.
“Embora o
WhatsApp tenha começado como um aplicativo para permitir que indivíduos
se comunicassem com seus amigos e familiares, os resultados da nossa
pesquisa sobre o uso do WhatsApp sugerem que ele é usado por outras
razões, ajudando a impulsionar o crescimento econômico”, diz o Analysis
Group, citando que o uso do aplicativo para troca de mensagens entre
consumidores e negócios ainda é nascente.
De acordo com o
relatório,o estímulo à atividade econômica com o WhatsApp se dá pela
redução de custos, aumento da produtividade e melhora da qualidade do
atendimento a clientes, entre outros fatores, segundo o Analysis Group. O
estudo diz ainda que um aumento de 5 pontos percentuais na base de
usuários do WhatsApp no Brasil representaria uma adição de 790 milhões
de dólares ao PIB do país. O impacto positivo anual na economia global,
considerando uma expansão do número de usuários da mesma ordem, seria de
22,9 bilhões de dólares.
Globalmente, o WhatsApp possui 1,2
bilhão de usuários. Todos os dias, 50 bilhões de mensagens são enviadas
pelo aplicativo, incluindo mais de 3,3 bilhões de fotos, 760 milhões de
vídeos e 80 milhões de GIFs. Entre os quatro países pesquisados, o
Brasil é o que tem maior penetração do WhatsApp, com cerca de metade da
população utilizando o aplicativo. Depois aparecem Espanha (47%),
Alemanha (43%) e Índia (13%). No Brasil, 29% dos entrevistados disseram
usar o aplicativo para se comunicar com negócios e prestadores de
serviços, superando os que utilizam o WhatsApp para esse fim na Índia
(27%), Espanha (9%) e Alemanha (7%).
Para fazer o estudo sobre o
impacto econômico do WhatsApp, o Analysis Group trabalhou com parceiros
locais nos quatro países pesquisados, que trabalharam com grupos focais
para entender como as pessoas e as pequenas e médias empresas usam o
aplicativo. As discussões foram elaboradas com o objetivo de identificar
como o uso do WhatsApp influencia a atividade econômica. Em cada um dos
países foram ouvidos 750 usuários do aplicativo de mensagens, 300 nos
grupos de consumidores e 450 nos grupos de pequenos e médios negócios.
Fonte: Convergencia Digital