Como parte das celebrações pelos oito anos do WhatsApp, o aplicativo
anunciou nesta segunda-feira a chegada de seu mais novo recurso, o
WhatsApp Status. A função nada mais é do que a cópia do serviço
oferecido pelo Snapchat, agora em mais uma plataforma, após a
funcionalidade ter sido replicada no Instagram, no Messenger e também em
testes no próprio aplicativo do Facebook.
A novidade em relação às cópias anteriores é que o WhatsApp Status,
assim como acontece nas conversas no aplicativo de mensagens, tem seu
conteúdo criptografado. No texto de divulgação da novidade,
o WhatsApp resgata a história da primeira função do aplicativo (antes
da introdução da troca de mensagens), que consistia na atualização de
status em textos, como na imagem abaixo. Será nesta mesma tela que os
usuários poderão postar GIFs, fotos e vídeos, no modelo stories que
já conhecemos: individualmente para um de seus amigos ou
disponibilizando o conteúdo para todos seus contatos, por até 24 horas.

A partir do dia 28 de fevereiro, usuários de Android, iOS e Windows
Phone poderão usufruir da nova função, que foi testada com usuários beta
em novembro do ano passado. O WhatsApp Status segue o caminho
pavimentado pelo Instagram, que percebeu que o lançamento da função
tradicional do Snapchat tinha terreno para crescer também em aplicativos
de formatos diferentes.
Segundo o TechCrunch, o lançamento do Instagram Stories teve impacto
direto nos negócios do Snapchat, que viu sua taxa de crescimento de
usuários cair de 17,2% no segundo trimestre de 2016 para 3,2%, após o quatro trimestre do ano passado.
Com uma base de 1,2 bilhão de usuários mensais, o WhatsApp pode
infligir mais um golpe ao Snapchat e à sua oportunidade de crescimento
global, forçando o concorrente a depender mais dos usuários já
existentes ou de receitas com conteúdo profissional. Para o WhatsApp, há
mais uma oportunidade de arrecadação, com a possibilidade da introdução
de propagandas intercaladas entre as histórias postadas, como já
acontece no Instagram Stories, por exemplo.
Resta ainda, é claro, ver como a novidade será recebida pela imensa
massa de usuários que hoje utiliza o WhatsApp para trocar,
diariamente, 60 bilhões de mensagens, 3,3 bilhões de fotos e 760 milhões
de vídeos.
Fonte: Gizmodo