Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES JAPONESES ALCANÇAM VELOCIDADES IMPRESSIONANTES COM INTERNET VIA SATÉLITE

10/02/2017

Pesquisadores japoneses da Universidade de Hiroshima conseguiram um transmissor de terahertz capaz de enviar dados via satélite com velocidades impressionantes.

Através da tecnologia, é possível atingir a marca de 100 gigabits por segundo, equivalente a uma conexão de fibra ótica permitindo levar banda larga de alta qualidade a qualquer parte da superfície terrestre.

Em parceria com a Panasonic e o Instituto Nacional de Informação e Tecnologia da Comunicação no Japão, os pesquisadores utilizaram um único canal de transmissão operando na faixa de banda de 300GHz, com um poder de transmissão 10 vezes maior do que o protótipo utilizado no teste anterior. O resultado é uma conexão que na prática é 20 vezes mais rápida do que aquela prometida pelas redes 5G, que devem entrar em operação somente a partir de 2020.

terahertz

O transmissor desenvolvido na Universidade de Hiroshima opera na faixa de frequência entre 290GHz e 315GHz, uma ampla faixa do espectro atualmente não aproveitada para telecomunicações. De acordo com o International Telecommunication Union Radiocommunication Section, que regulamenta o setor, essa faixa ganha o nome de terahertz, apesar de, à primeira vista, não fazer jus ao nome. Segundo os critérios adotados pela entidade, a denominação é válida para frequências que vão de 300GHz até 3THz.
 
 
 
Fonte: Codigo Fonte

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar