Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE DOCS X DROPBOX PAPER: QUAL O MELHOR?

03/02/2017

Google Docs x Dropbox Paper: Qual o melhor?
 
 

Na última segunda-feira (30), o Dropbox anunciou um novo serviço: o Dropbox Paper, que é uma espécie do Google Docs onde é possível trocar ideias, ter uma visão geral sobre um projeto, adicionar notas sobre uma reunião e claro, criar documentos que podem ser editados coletivamente ou não.

O Paper é um plataforma na nuvem para criar de forma colaborativa documentos de texto. A sincronização é em tempo real, assim como acontece no Google Docs, por exemplo. Essa nova ferramenta é ótima para quem trabalha com criação de textos (ou para estudantes) e necessita da participação de várias pessoas para finalizar um texto ou um projeto.

A novidade chegou tardiamente. Ela saiu da versão beta somente agora e está disponível no Brasil e em mais 21 países, enquanto o Google Docs já existe há algum tempo. O Paper já pode ser usada livremente por pessoas que possuem conta no Dropbox. Para você ter acesso é necessário que você registre uma conta de e-mail e senha.

Com uma conta registrada é só procurar a palavra “Paper” localizada no lado esquerdo da tela do seu computador. Mas será que o Dropbox Paper é melhor e mais completo que o Google Docs? Fizemos uma análise para que você tire suas próprias conclusões.

Google Docs

Criar, editar, visualizar documentos de texto e compartilhá-los com outras pessoas, tudo isso é possível com o Google Docs. Com essa ferramenta o usuário tem disponível uma grande capacidade de edição, por exemplo. Você pode criar pastas para se organizar melhor, fazer upload de arquivos, fazer um planilha e claro, escrever livremente, entre outras coisas. A grande vantagem na parte da escrita é que a folha é bem parecida com o Word, o qual muita gente já está habituado, então será muito mais fácil fazer formatação.

Dropbox Paper

Em uma primeira olhada, o Paper parece simples demais, na verdade é e isso não bem um ponto negativo. O espaço do Dropbox “naturalmente” é um espaço mais limpo e com linhas mais sóbrias, fazendo com que se torne uma plataforma visualmente tranquila.

Com o Paper é possível criar um documento, compartilhar com amigos, entre outras coisas. O espaço é estranho em um primeiro momento, pois tudo é branco e não há uma barra de ferramentas fixa no topo da página como no caso do Google Docs, isso seria bom para agilizar a formatação do texto, mas talvez nas próximas atualizações isso mundo.

Compartilhamento

O compartilhamento desses arquivos no Paper é bem mais simplificado. Se no Google Docs você precisa clicar em cima do arquivo e procurar a opção de compartilhar, no Dropbox Paper há um botão dedicado a isso no topo da página. Além disso, a plataforma dá algumas opções de como deve ser esse compartilhamento, como somente por pessoas que tiverem o link ou quem estiver em uma pasta específica.

Notificações

Quando você e outra pessoa, por exemplo, estiverem escrevendo um texto e você, se seu amigo mencionar você, uma notificação aparecerá no lado direito do tipo da tela. O ícone do sininho deve mudar a cor para chamar sua atenção. Recurso semelhante ao do Google Docs.

Também localizado na parte direita da tela do seu PC, o botão “Comentários” é destinado a isso. Ao clicar no local, você receberá notificações e pode comentar também.

E qual é o melhor?

O Dropbox Paper é uma boa experiência de armazenamento na nuvem, mas não é voltado exatamente para a criação de documentos, mas em trabalhos realizados de forma conjunta em torno de conteúdos que já existem, como por exemplo: vídeos do YouTube, post do Facebook e até áudios para o SoundClound. Dessa forma o recurso torna o trabalho ágil e com uma ideia de quadro totalmente em branco ajuda ter um ambiente agradável para trabalhar.

O Google Docs é realmente mais completo, principalmente quando se trata de criar do zero, você tem mais ferramentos para formatar e claro, quando você abre seu email no Gmail, você já o tem automaticamente, sem necessidade de criar uma nova conta e pode ainda sincronizar com o conteúdo do seu celular (o Dropbox também). Esse é um ponto muito positivo, a comodidade.

Então escolher um que seja melhor é bem relativo, porque isso tem a ver com o tipo de trabalho que você executa nessas plataformas. Nossa sugestão é ter conta nos dois, afinal ambos são gratuitos e oferecem bons produtos.


 
 
Fonte: Ziggi
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar