Depois de expandir serviço de streaming Prime Video para o Brasil,
a Amazon está planejando a chegada de outro produto. Desta vez, se
trata do Audible, plataforma de audiolivros. Em agosto do ano passado os
executivos da empresa chegaram a comentar durante o Congresso Internacional do Livro Digital a possibilidade de trazer o catálogo para o país.
Ontem (20), a companhia publicou uma vaga para aprendiz de produção
de áudio para trabalhar com a divisão nacional do Audible. Do anúncio no LinkedIn:
Baseada em São Paulo, a Audible está procurando por uma
pessoa interessada em ser nosso Aprendiz no Brasil e aprender sobre a
produção de audiolivros. Essa pessoa irá ajudar nas iniciativas locais
da Audible Studios, trabalhando com produtoras terceirizadas.
Entre as funções estão o apoio e supervisão de produções, incluindo
agendamentos, seleção de elencos, organização de metadados, firmamento
de licenças e contratos com criadores de conteúdo e gerenciamento de
orçamento.
Os audiolivros não emplacaram no Brasil – talvez o caso mais
emblemático seja a Bíblia narrada por Cid Moreira – mas a chegada do
Audible pode esquentar o mercado. O único concorrente que a Amazon teria
no país seria o Ubook,
plataforma da Saraiva que funciona por assinatura; o consumidor paga R$
19,90 por mês e tem acesso ilimitado a todos os títulos disponíveis,
como se fosse um streaming de música como Spotify ou Apple Music. O
Audible funciona nesse mesmo modelo de assinatura.
O Audible já está presente nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido,
França e Austrália, com audiolivros em 37 idiomas. Como aponta o Estadão Conteúdo, há pouco mais de 100 títulos em português no catálogo atual.
Fonte: Gizmodo