O Facebook finalmente anunciou nesta quarta-feira (11) uma ação
voltada ao jornalismo. Chamado de "Facebook Journalism Project", o
projeto era especulado desde que a rede social sofreu duras críticas pela suposta influência de notícias falsas na eleição dos Estados Unidos. Agora, a empresa de Mark Zuckerberg quer aumentar os laços com empresas de mídia.
A companhia anunciou uma série de medidas que reforçam sua relação com a
imprensa, após os problemas durante o pleito norte-americano, e
confirmou que trabalhará em conjunto com outras organizações para ajudar
as pessoas a entenderem em que fontes confiar. Uma das citadas, nos
Estados Unidos, é a
Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication, na
Universidade do Arizona.
Vale lembrar que notícias falsas também
são um problema em países como o Brasil: durante a semana do julgamento
do impeachment de Dilma Rousseff (PT) na Câmara, três das cinco notícias mais compartilhadas eram falsas.
O Facebook ainda informou que atuará com outras empresas na checagem de
notícias que se espalham pela rede social. Recentemente, o site já
havia feito mudanças para reduzir a viralização de conteúdos falsos – é possível que as pessoas denunciem conteúdos falsos – e diminuiu incentivos financeiros para quem faz relatos falsos no Facebook.
Laços reforçados com a imprensa
Em uma provável tentativa de agradar a mídia, o Facebook ainda afirmou
que aumentará a parceria para o desenvolvimento de novos produtos em
colaboração com jornalistas. A empresa promete novos formatos de contar
histórias, evoluindo os atuais (vídeos ao vivo, vídeos em 360º e artigos
lidos em plataforma da própria rede social).
No projeto, o site avaliou a possibilidade de oferecer pacotes de conteúdos para seguidores mais engajados com as páginas.
Outra iniciativa, em estágio inicial, é a valorização de notícias
locais pelo interesse de assuntos relativos à comunidade. O Facebook
prometeu ainda implantar opções de monetização para produtores de
conteúdo e confirmou que deverá, em breve, colocar anúncios no meio de
vídeos e expandir o intervalo para anúncios em vídeos ao vivo.
Treinamentos e ferramentas
Além de prometer "ouvir" mais os jornalistas e promover hackathons
específicos para novos produtos para a mídia, o Facebook anunciou que
fará treinamentos para a imprensa aproveitar o máximo da rede social,
inclusive oferecendo certificados. Uma nova ferramenta para a mensuração
do conteúdo publicado também deve surgir em breve.
Como muitos
jornalistas usam os vídeos ao vivo para buscar notícias, a empresa
também quer implantar melhorias nesta relação. Mais um aspecto é a
valorização de testemunhas de grandes eventos e que podem ser usadas
como fontes para jornalistas.
Agrado após críticas
O anúncio do Facebook vem em contraponto às críticas que recebeu
recentemente. Apesar de dizer que as notícias falsas não influenciaram
na votação que elegeu Donald Trump, a empresa ao menos oferece uma
resposta.
Atualmente, redes sociais já contam com parcerias com
imprensa – o Twitter tem uma espécie de curadoria de conteúdo na sessão
"moments", com os principais assuntos do momento, e o Snapchat oferece
uma seção de conteúdos diretos de empresas de mídia.
Fonte: Uol