No mundo da tecnologia, existe a máxima de que “se você não paga por
um produto, você é o produto”, para justificar os serviços gratuitos
suportados por anúncios. É uma proposta justa: o desenvolvedor consegue
uma forma de monetização que não tira dinheiro do usuário, que acaba
contribuindo com seu tempo. Mas e quando você pagou por um produto e é
bombardeado por anúncios da mesma forma?
É o que está acontecendo com novas Smart TVs da Samsung. A
empresa começou a liberar uma atualização de software que faz com que os
consumidores precisem ver anúncios para poder usar o televisor
conectado, pelo qual já pagaram, e provavelmente não foi barato.
O fato foi revelado pelo AdAge, indicando que os anúncios são
razoavelmente pequenos, mas podem chegar a ocupar até 75% da tela quando
destacados pelos usuários.

Quando contatada, a empresa não negou a ação. “Estamos sempre
procurando formas de melhorar a experiência de assistir TV. Usuários
podem optar por não receber (opt-out) estes anúncios baseados em
interesses a qualquer momento nas configurações do menu de sua TV e
ainda acessar todos os recursos smart de suas TVs”, diz o comunicado da
empresa enviado à publicação.
Você pode perceber que o texto foi cuidadosamente escrito para
deixar algumas coisas sub-entendidas. Você não pode cancelar os
anúncios, apenas pode evitar que eles sejam baseados no seu interesse.
Além disso, o fato de que você ter que ativamente optar para sair
significa que muitos nunca realizarão essa ação, já que são poucas as
pessoas que procuram os ajustes de seu televisor.
Este é o tipo de ação para gerar receita que pode ter um efeito
contrário ao esperado para Samsung. Ao influenciar negativamente a
experiência dos usuários para receber alguns trocados, a empresa também
pode perder clientes fiéis que na próxima vez que comprarem um televisor
vão procurar outra marca que não tente empurrar publicidade em um
produto que já foi pago.
A solução nestes casos é usar uma alternativa defendida por nós
do Olhar Digital: não use uma Smart TV; prefira uma televisão burra e
use um Chromecast ou uma set-top box como uma Apple TV, que são muito
mais eficientes do que qualquer sistema operacional de TV. Se seu
televisor for smart, mesmo assim, mantenha-o desconectado da internet e
prefira usar os dispositivos já citados.
Fonte: Olhar Digital