Nada de mapas e dos tradicionais guias de viagens, os turistas se
modernizaram e agora usam as redes sociais, principalmente Facebook e
Instagram, e o celular para planejar os próximos roteiros turísticos.
Uma pesquisa realizada pela Gfk, a pedido do Facebook, revelou
que as redes sociais e a popularização de dispositivos móveis mudaram
completamente a maneira de escolher um novo destino e programar uma
viagem.A maioria dos entrevistados (55%) começam suas pesquisas de
viagem usando o celular, sendo que, dentre os viajantes que concluíram a
reserva da sua última viagem online, 22% usaram um smartphone para
isso.
Além disso, a forma de procurar informações sobre os destinos
também sofreu mudanças. As redes sociais, por exemplo, são as principais
fontes de inspiração e pesquisa: 59% dos viajantes disseram que
utilizaram o Facebook e 92% usaram o Instagram para planejar as férias.
Do grupo de viajantes que disseram encontrar inspiração online,
83% obteve ideias para sua última viagem a partir do Facebook, assim
como o Instagram (55%) e o Messenger (51%) também foram influentes.
Fonte: Olhar Digital