A
desinformação do cidadão sobre os seus direitos foi o ponto de partida
para a ideia vencedora do Hackathon Serpro, maratona de 30 horas de
programação promovida pela maior empresa de TI do governo federal nos
dias 16, 17 e 18 de dezembro. A dupla formada pelos estudantes do curso
de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), Ludimila
Cruz e Marcelo Cristiano Araújo, são moradores do Gama, no Distrito
Federal, e receberam o prêmio de R$ 6 mil.
A solução apresentada
pela dupla trouxe uma interface integrada com o Facebook Messenger e
banco de dados trazido do Código de Defesa do Consumidor e informações
do perfil da rede social do Senado Federal, feito ainda com alimentação
manual.
Eles criaram um chatbot – robô que simula um ser humano na
conversação com usuários – para, como eles disseram "traduzir o
juridiquês" dos códigos brasileiros e levar para o cidadão comum
informações sobre seus direitos fundamentais, como por exemplo, que uma
empresa de cartão de crédito pode ser denunciada para o Banco Central ou
que é permitido entrar no cinema com comida.
O segundo lugar
ficou com a equipe Cognitive Solutions, também do DF, formada por André
Estuqui, Michael Rodrigues, Glauber Pereira e Luiz Geraldo Medeiros.
Eles receberam o prêmio de R$ 4 mil pela ideia "Robocon", um assistente
virtual para o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) que realiza
consultas e encaminha um modelo de petição para o caso de abertura de
reparação de pequenas causas.
A Rocket.Chat, do Rio Grande do
Sul, ficou com o terceiro lugar e com o prêmio de R$ 2 mil. Uma equipe
formada por Diego Aguilera, Rodrigo do Nascimento e Anderson dos Santos
trouxe uma ferramenta que se propôs a ser uma evolução na relação com o
governo através da linguagem. Eles apresentaram uma proposta de
interação a partir do portal do Ministério da Educação, com informações
do Portal de Serviços do governo federal.
As outras equipes,
TeamRecife, Big Bird e Govy trouxeram, respectivamente, soluções
voltadas para o microempreendedor, um sistema para o Portal do
Consumidor e uma ferramenta que tira dúvidas nas declarações do imposto
de renda. Todos os programas serão disponibilizados para o público no
portal para desenvolvedores GitHub.
O desafio para todos foi o de criar robôs utilizando código aberto,
tendo como foco a prestação de serviços e informações ao cidadão, e
podendo utilizar dados abertos do governo. Uma comissão julgadora
formada por seis membros de startups, do Serpro e da UnB avaliaram os
trabalhos desenvolvidos pelos participantes com base em critérios de
inovação, usabilidade, design, funcionalidade, uso de recursos
tecnológicos e adequação ao tema. Outras informações na página hackathon.serpro.gov.br.