Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

A MAIOR ATUALIZAÇÃO DO LINUX TRAZ UM RECURSO DO GOOGLE PARA SMARTPHONES MODULARES

13/12/2016

Linus Torvalds anunciou esta semana uma nova versão do mais famoso sistema operacional de código aberto. O Linux 4.9 traz 22,3 milhões de linhas de código, e entre elas está um recurso criado pelo Google para smartphones modulares.

Torvalds diz que “este é o maior lançamento que já tivemos, pelo menos em número de commits” – isto é, de mudanças permanentes no código-fonte – e “parte disso é o novo suporte a Greybus”.

O Greybus é um protocolo originalmente projetado para o smartphone Ara, permitindo que circuitos integrados se comuniquem em alta velocidade entre si – “até 11,9 Gbps“, diz o Google.

O projeto Ara foi anunciado em 2013, prometendo smartphones cujos módulos poderiam ser atualizados – armazenamento, tela, até RAM e processador. Mas, este ano, esses componentes passaram a fazer parte da estrutura básica do aparelho: só seria possível alterar a câmera, alto-falantes e outros.

Em setembro, o Google desistiu do projeto. No entanto, o código do Greybus permanece na base do Linux; o desenvolvedor Greg Kroah-Hartman disse anteriormente que ele ainda serve “para controlar dispositivos de hardware”, e que “foi usado em outros dispositivos”.

Outras novidades do Linux 4.9 incluem suporte a diversos dispositivos com processador ARM, mais notavelmente o Raspberry Pi Zero e Nexus 5; um aumento de desempenho para alguns processadores Intel Atom; e maior segurança para o kernel graças ao suporte a pilhas mapeadas virtualmente.

Entre os maiores colaboradores desta versão, estão a Intel, a Red Hat e a Samsung.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar