Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APP DO GOOGLE PARA IOS TEM UM IMPORTANTE RECURSO QUE O ANDROID NÃO TEM

30/11/2016

 
 

Em um tutorial publicado nesta terça-feira, 29, aqui no Olhar Digital, ensinamos a vocês como cancelar um e-mail enviado pelo Gmail. Nos saltou à vista, porém, o fato de que esse importante recurso funciona no app do serviço de e-mail para iPhone, mas não no Android.

Após definir as configurações do Gmail na web que permitem cancelar o envio de um e-mail, a função fica habilitada no app para iOS. Basta enviar qualquer e-mail e surge na parte de baixo da tela um alerta com a opção "Desfazer", caso você queira suspender o envio da mensagem.

Essa opção não aparece na versão do Android do aplicativo. Não adianta sequer conferir as configurações do app. Curiosamente, o Android é um sistema mantido pelo Google, que também desenvolve os aplicativos do Gmail. É, no mínimo, estranho que um produto da empresa tenha um recurso importante disponível no sistema rival e não o tenha em seu próprio sistema.

É um caso curioso, mas não chega a ser inédito. Em maio deste ano, o Google lançou para o iPhone um aplicativo chamado Gboard que substitui o teclado padrão do iOS por um outro cheio de recursos interessantes. Até hoje, porém, o app permanece exclusivo para quem tem iPhone, fora do alcance dos usuários de Android.

Semelhantemente, é comum ver a Microsoft, empresa que desenvolve o Windows, lançar aplicativos para Android e iOS e boicotar o próprio sistema operacional. É curioso, porém, que o mesmo não aconteça pelo lado da Apple. O único aplicativo da empresa que não funciona no iOS é o Move to iOS, um app que serve justamente para transferir os dados de um usuário do Android para o iPhone.

A escolha das empresas por esse tipo de estratégia é simples: seduzir um usuário do sistema rival oferecendo um "gostinho" do que os seus produtos podem fazer por ele. Com o Gboard, por exemplo, o Google consegue mostrar até mesmo a quem não abre mão de um iPhone como sua plataforma de inteligência artificial e seu algoritmo de buscas são impressionantes.

Só é um pouco incômodo para os usuários do Android - assim como para os de Windows Phone, no caso da Microsoft - não receber esses agrados em troca de sua lealdade. É possível que uma futura versão do Gmail para o sistema do Google ganhe o recurso de cancelar e-mails enviados, mas, por enquanto, os usuários devem se contentar em sentir inveja do iOS.
 
 
Fonte: Olhar Digital
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar