Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTE MALWARE TRANSFORMA FONES DE OUVIDO EM MICROFONES

24/11/2016

plug-fone-de-ouvido
 
 

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, criaram um malware que transforma fones de ouvido em um microfone. Para isso, basta que estejam plugados no computador.

Se você já plugou seu headphone em uma placa de som, deve saber que eles basicamente se transformam em pequenos microfones de qualquer forma, com vibrações sendo convertidas em sinais eletromagnéticos. Esse malware é um pouco diferente. Batizado de “Speake(a)r”, ele faz a mesma coisa, mas por meio de software. A Wired explica:

O malware dos pesquisadores utiliza um recurso pouco conhecido do codec de áudio dos chips da RealTek para “reconfigurar” silenciosamente o canal de saída do computador como um canal de entrada, permitindo que o software malicioso grave áudio mesmo quando os fones de ouvido estão conectados numa entrada exclusiva de saída e não tenha um canal de microfone no plug. Os pesquisadores dizem que os chips da RealTek são tão comuns que o ataque funciona em praticamente qualquer desktop, seja ele Windows ou Macs, e na maioria dos laptops também.
 
 

A Wired diz que durante os testes, os pesquisadores da Ben-Gurion conseguiram gravar sons a 6 metros de distância utilizando headphones da Sennheiser. Aparentemente, até quando a gravação era comprimida para ser enviada pela internet, ela continuava distinguível.

Além disso, o fato do chip funcionar do jeito que os pesquisadores queriam – ele alterna a linha de entrada e saída numa única porta – torna a proteção difícil.

A ideia é bem interessante, mas não é a única maneira que você pode ser espionado com facilidade. Se você tem qualquer dispositivo de internet das coisas em sua casa, como câmeras, luzes, hubs de automação, entre outros dispositivos, saiba que todos podem ser hackeados. E não se esqueça que carregamos pequenos computadores espiões em nossos bolsos diariamente, e algo tão simples como o status da bateria pode revelar a sua localização.

E pensar que achamos que Mark Zuckerberg era um paranoico por cobrir as portas do computador e a webcam.
 
 
Fonte: Gizmodo
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar