Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

´FACEBOOK NOS TRATOU COMO LIXO´, CRITICA EX-FUNCIONÁRIA QUE CHECAVA NOTÍCIAS

22/11/2016

Em meio às polêmicas a respeito das notícias falsas que circulam pelo Facebook, uma suposta ex-funcionária da empresa se pronunciou publicamente para criticar a forma como Mark Zuckerberg e equipe vêm lidando com a situação.

Mythili Sampathkumar diz que fazia parte do time que cuidava da curadoria dos Trending Topics e foi demitido por completo no começo deste ano após outra polêmica — essa acusando a seção de ser politicamente enviesada. Quando isso aconteceu, o recurso passou a ser controlado por algoritmo e acabou instantaneamente inundado por notícias falsas, o que configura o começo da polêmica que se intensificaria com a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
 
“Como ex-escritora do Facebook Trending News e atualmente verdadeiramente humana, [posso dizer que o] Facebook sempre teve a resposta para o problema das notícias falsas: nossa equipe”, afirmou ela em um post no Twitter. “Eles no trataram como lixo porque éramos todos contratados [terceirizados], tínhamos liderança zero, e pensaram que éramos apenas precursores para um algoritmo.”
 

De acordo com Mythili, o trabalho de curadoria durou apenas cerca de 18 meses, quando quem ainda não tinha saído (ela já) foi demitido “sem aviso, sem preocupação”. “Em vez de [usar] checagem de fatos e deixar o time de notícias cheio de repórteres reais fazerem nosso trabalho, eles se acovardaram à pressão direitista e aos anunciantes.”

As sete medidas apresentadas por Zuckerberg para lidar com a situação foram criticadas pela ex-empregada, segundo a qual a crise de desinformação do Facebook poderia ter sido evitada “se eles tivessem tratado seu time de escritores humanos como… humanos”. “Então vamos parar de agir como se a solução para o problema com as notícias do Facebook seja um algoritmo melhor.” Para ela, alguns aspectos do julgamento noticioso não podem simplesmente ser feitos por computadores gramaticais.
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar