Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HDMI 2.0 NÃO SUPORTA 10-BIT HDR EM 4K E 60HZ - SÉRIE RX 400 DA AMD FICA EM 8-BIT

18/11/2016

Um teste recente do site alemão Heise (reportado pelo Guru3D) descobriu que nem a versão mais recente do HDMI, o HDMI 2.0a, seria capaz de rodar jogos rodando em resolução de 4K a 60Hz e, ao mesmo tempo, aproveitar a capacidade total do HDR. A conexão não teria banda para manter essas configurações com uma paleta de cores em 10-bit, algo que a AMD contorna em suas GPUs da série RX 400 baixando a paleta para 8-bit.

Uma vez que essa limitação se mostrou presente em placas de vídeo baseadas na arquitetura Polaris, é possível que ela também apareça no Playstation 4 Pro, que usa a GPU. Futuramente, o Project Scorpio também pode esbarrar no mesmo "problema". Isso é agravado porque, enquanto muitas TVs já são ótimas opções para se jogar, a maioria ainda não acompanha conexões DisplayPort, que resolveriam o problema, oferecendo apenas HDMI. 

O Heise destacou a solução da AMD para a falta de banda do HDMI em HDR porque a empresa já havia revelado antes, sem muito destaque, que aplicaria sampling de 4:2:2 ou 4:2:0 (imagem abaixo) quando o jogo estivesse rodando nessas configurações, resultando num bitrate reduzido. Mas o site também testou uma GeForce GTX 1080 e encontrou resultados visuais similares, o que indica que a Nvidia deve estar fazendo um "remendo" parecido e provavelmente também reduzindo a paleta para 8-bit. A fabricante das GPUs Pascal, no entanto, ainda não se pronunciou sobre esse aspecto mais técnico do suporte ao HDR via HDMI.


 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar