A Dell e a Intel divulgaram os resultados de um estudo global voltado
a mapear as tendências tecnológicas que têm afetado os ambientes de
trabalho.
O levantamento, batizado de Future Workforce Study
(“Estudo sobre Futuro da Força de Trabalho”, em Português), consultou
3,8 mil profissionais de pequenas, médias e grandes companhias, em dez
países, incluindo no Brasil.
Entre as constatações, o levantamento identificou que os brasileiros
estão entre os que mais trabalham remotamente. No país, 53% dos
entrevistados afirmam que realizam tarefas profissionais de casa em
algum momento da semana – sendo que 24% todos os dias -, contra uma
média de 34% nos demais países. Sobre os principais benefícios dessa
flexibilidade de não ter de trabalhar necessariamente no escritório, 38%
dos brasileiros afirmam que isso permite mais concentração nas
atividades, 36% conseguem um melhor equilíbrio de vida (pessoal e
profissional) e 29% são mais produtivos ao não perder tempo com
deslocamentos para o trabalho.

Apesar da preferência dos profissionais pelo trabalho remoto, a
pesquisa aponta que nem todos os brasileiros entrevistados se sentem
totalmente amparados pela empresa, em termos de suporte tecnológico,
quando estão atuando de forma remota. Quando questionados sobre se a
empresa resolve qualquer problema com tecnologia quando estão fora do
escritório, metade (50%) dos profissionais consultados no Brasil
concorda apenas em parte com essa situação e só 31% apontam que a
companhia dá total suporte.
“Essa pesquisa reforça a percepção de que o hábito das pessoas tem,
muitas vezes, mudado mais rápido do que a TI das organizações. No
entanto, as empresas precisam estar preparadas para as transformações
nos ambientes de trabalho, para evitar riscos associados à segurança e
gestão das informações, assim como para garantir a satisfação dos
profissionais”, aponta Jacques Fogliarini, Diretor de Marketing da Dell
Brasil.
“A relação com o trabalho e com os espaços físicos vem passando por
uma grande transformação. É cada vez mais comum vermos tarefas sendo
realizado de forma descentralizada, a partir de dispositivos móveis e
aplicações de nuvem”, explica Barbara Toledo, Gerente de Marketing da
Intel para o Mercado Corporativo. “A tecnologia é grande aliada nesse
processo, mas apenas uma parte da equação. A transformação do local de
trabalho vai depender também da cultura organizacional onde os
trabalhadores estão inseridos”, conclui.
Fonte: Codigo Fonte