A FacioMetrics anunciou hoje
que foi comprada pelo Facebook por um valor não divulgado. A empresa é
especializada em tecnologia de reconhecimento de expressões faciais e,
segundo o TechCrunch, possui projetos que poderiam ser aproveitados pelo
Facebook para permitir que usuários da rede social reajam a posts com
suas próprias expressões faciais.
Antes da aquisição, a FacioMetrics já havia criado um aplicativo para
Android e iOS chamado IntraFace que era capaz de detectar emoções em
tempo real nos rostos dos usuários. Segundo o Greensburg Tribune Review,
que foi o primeiro a noticiar a aquisição, o aplicativo podia ser usado
para detectar motoristas sonolentos ou alunos desatentos, por exemplo,
mas foi recentemente removido das lojas de aplicativos do Google e da
Apple.
O anúncio da FacioMetrics não
dá muitos detalhes sobre que tipo de uso o Facebook pretende fazer dessa
tecnologia. No entanto, de acordo com um comunicado da rede social ao
Greensburg Tribune, a equipe do FacioMetrics "ajudará a trazer mais
efeitos divertidos a fotos e vídeos e construir experiências de
compartilhamento ainda mais engajantes no Facebook".
Se você sorriu, você curtiu
De acordo com o TechCrunch,
essa tecnologia poderia ser utilizada pela rede para criar filtros que
reagem a determinadas expressões faciais do usuário. O Snapchat, por
exemplo, já possui filtros desse tipo, como os que pedem para que o
usuário abra a boca ou levante as sobrancelhas para que um efeito
ocorra. Esse seria mais um recurso que o Facebook "pegaria emprestado" do Snapchat.
No entanto, o Facebook também havia enviado recentemente ao
TechCrunch um documento com alguns dos seus planos para o futuro. Um dos
pontos listados pela rede social, segundo o site, era "futuras
aplicações de aprendizagem profunda em dispositivos móveis: controles com base em gestos, reconhecer expressões faciais e realizar ações relacionadas" (grifo nosso).
Isso parece apontar para um uso futuro da tecnologia para permitir
que usuários do Facebook reajam a posts e publicações com o próprio
rosto. A rede social poderia, por exemplo, detectar a sua expressão
facial ao ler um post e sugerir uma reação (tais como "Haha", "Uau" ou
"Grrr") com base na cara que você fez enquanto lia o post ou assistia ao
vídeo.
Ensinando emoções às máquinas
Caso o Facebook leve adiante esse projeto, ele precisaria utilizar
técnicas de inteligência artificial para ensinar seus servidores a
detectar emoções humanas. Por mais estranho que isso pareça, é
exatamente o que aplicativos como o IntraFace (citado acima) fazem - e
ainda fazem isso de uma maneira econômica para a bateria do celular.
Não seria, aliás, a primeira vez que a rede social usa inteligência
artificial para oferecer um recurso a seus usuários. O Facebook já
utilizou essa tecnologia para criar um mapa extremamente preciso de densidade populacional e para ajudar usuários cegos a "ver" seus posts. O Google também utiliza essa tecnologia em grande escala, e liberou ontem alguns joguinhos que permitem que usuários "brinquem" com sua inteligência artificial.
Fonte: Olhar Digital