Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LEMBRETE: TOME CUIDADO AO USAR SEU CARTÃO DE MEMÓRIA EM CELULARES COM ANDROID 6.0

11/11/2016

marshmallow cartao sd
 
 

O Android 6.0 Marshmallow, lançado em 2015, ganhou uma nova forma para celulares e tablets usarem o cartão de memória. No entanto, isso ainda não ficou claro para alguns usuários – o que pode resultar em perda de arquivos. Eis o que todos deveriam saber quanto ao assunto.

Basicamente, um novo modo no Android faz com que o cartão microSD fique vinculado ao seu smartphone/tablet; nesse caso, você não conseguirá acessar seus arquivos em outros dispositivos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Retirando seus arquivos do cartão microSD

Caso seu cartão de memória do Android não funcione em outro dispositivo, é provável que ele esteja no modo “adotável”.

Para salvar seus arquivos, há algumas alternativas. Você pode transferi-los para o PC, por exemplo: coloque o cartão microSD de volta no dispositivo original; conecte o dispositivo a um computador via USB; e transfira as imagens, vídeos e outros arquivos manualmente.

Também é possível salvar tudo na memória interna do dispositivo, caso haja espaço o suficiente. Vá em Configurar > Armazenamento e USB > Interno, toque em “Migrar dados” e espere até que tudo seja transferido para seu celular ou tablet. Depois, você pode formatar o cartão SD para usá-lo em outro lugar.

marshmallow cartao sd 2

De um jeito ou de outro, é importante ter o dispositivo ao qual o cartão de memória está vinculado – sem ele, você perderá acesso aos seus arquivos.

Para evitar esses contratempos, é interessante fazer backup na nuvem: Google Fotos e Dropbox, por exemplo, transferem suas fotos e vídeos automaticamente pela internet. Reunimos aqui algumas alternativas para você.

Armazenamento portátil vs. armazenamento adotável

O Marshmallow possui um modo “armazenamento portátil” que permite gravar arquivos no cartão microSD e acessá-los normalmente em outros dispositivos – câmeras, PCs e afins. Você pode salvar músicas, fotos, vídeos e outros documentos; no entanto, este modo impede que você guarde apps no armazenamento expansível.

Por sua vez, para colocar apps no cartão de memória, é preciso usar o novo “armazenamento adotável”. Neste caso, o cartão microSD é incorporado ao armazenamento interno, funcionando como uma coisa só.

Isso permite guardar não apenas arquivos, como também apps. No entanto, o conteúdo é criptografado e não pode ser lido por outros dispositivos.

“A plataforma gera aleatoriamente uma chave de criptografia para cada dispositivo adotado, e essa chave é armazenada no armazenamento interno do dispositivo Android”, explica o Google. E não é possível extrair essas chaves de criptografia; “o conteúdo de um dispositivo de armazenamento adotado está fortemente vinculado ao dispositivo Android que o adotou”.

Fabricantes como Asus e Motorola, ao atualizarem dispositivos com Android 5.x Lollipop para o Marshmallow, introduziram o armazenamento adotável e eliminaram suporte ao antigo Apps2SD.

Como ativar (e desativar) o modo adotável

Para guardar apps no cartão microSD, é preciso ativar o modo adotável. Vá em Configurar > Armazenamento e USB > Cartão SD, abra o menu e toque em Configurações. Então, toque em “Formatar como interno”. Todos os dados do cartão microSD serão apagados, então faça backup antes. É recomendável reiniciar o dispositivo.

marshmallow cartao sd 5

Depois, vá em Configurar > Armazenamento e USB > Interno > Apps, selecione um deles, toque em Alterar e depois em “Cartão SD”. Nem todo app pode ser transferido para o cartão de memória.

marshmallow cartao sd 1

Dependendo do cartão que você usar, o Android avisará que ele pode ser muito lento; e em alguns dispositivos, você nem terá a opção “formatar como interno”, porque a fabricante desativou isso para cartões com velocidades baixas de leitura e escrita.

marshmallow cartao sd 3

O Google explica:

Quando um usuário adota um novo dispositivo de armazenamento, a plataforma executa um benchmark e compara seu desempenho com o armazenamento interno. Se o dispositivo adotado for significativamente mais lento do que o armazenamento interno, a plataforma adverte o usuário sobre uma experiência possivelmente degradada… mas as fabricantes podem ir além e rejeitar a adoção completamente se o cartão for extremamente lento.

Para desativar o modo adotável, primeiro mova seus arquivos para a memória interna indo em Configurar > Armazenamento e USB > Interno > Migrar dados. Isso vai preservar o backup de apps e seus arquivos.

Depois, vá em Configurar > Armazenamento e USB > Cartão SD, abra o menu e toque em “Formatar como portátil”.

marshmallow cartao sd 4

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar