Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VEJA COMO BUSCAR IMAGENS NO GOOGLE A PARTIR DE ARQUIVO DE IMAGEM OU LINK

01/11/2016

 
 

O Google Imagens é um serviço bastante utilizado para encontrar fotos, papéis de parede e ilustrações de todos os tipos dentre os milhões de arquivos espalhados pela internet. Um recurso interessante e pouco conhecido é a capacidade de realizar busca reversa de imagens.

Geralmente o serviço funciona de forma parecida a encontrar outros tipos de conteúdo no Google: ao entrar no buscador, em images.google.com, você digita algo que queira encontrar, como "UOL", e a busca retornará com resultados que tenham a ver com isso, como várias imagens da logo do portal.

Com a busca reversa é diferente. Você já tem um arquivo de uma determinada imagem salva no computador --ou um link da internet que leva à tal imagem-- e quer saber se encontra na internet resultados iguais ou parecidos com o que aquela foto aparenta.

Isso é útil para encontrar mais informações referentes ao que é mostrado --por exemplo, saber em que cidade está construída uma estátua -- ou para acessar arquivos com melhor resolução. Veja como fazer.

Ao navegar na internet e se deparar com uma imagem que queira usar para a busca reversa, clique nela com o botão direito e em "Copiar endereço da imagem" ou opção similar no navegador (usamos o Google Chrome neste exemplo).

Reprodução

Em outra aba do navegador, abra o images.google.com.

Reprodução
 
 

Clique na camerazinha (acima, indicada em vermelho) e verá duas abas: "Colar o URL da imagem" e "Envie uma imagem". Vamos começar a ensinar a primeira opção.

Reprodução

Clique no campo em branco e cole o link da imagem que você havia copiado no primeiro passo deste tutorial. Depois clique em "Pesquisa por imagem".

Reprodução

Aparecerão os resultados do Google relativos ao que a imagem apresenta. Os resultados podem não ser o que você esperava, mas normalmente o algoritmo do buscador é bem preciso.

Reprodução

Agora faremos usando a foto salva no HD do computador. Pode ser uma foto sua ou da internet. Nos dois casos, é importante saber em que pasta o arquivo está.

Se for imagem da internet, clique nela com o botão direito e em "Salvar imagem como..." ou opção similar no navegador (usamos o Google Chrome neste exemplo) e escolha a pasta do computador em que desejará tê-la salva.

Reprodução

Novamente com outra aba usando o images.google.com, clique na câmera (primeiro passo deste tutorial) e depois na aba "Envie uma imagem".

Reprodução

Abrirá uma janela para você localizar o arquivo salvo no computador. Selecione e clique em "Abrir".

Reprodução
Assim como no método anterior, o Google mostrara os resultados de páginas e imagens que têm a ver com a foto.
 
 
 
Fonte: Uol
 


 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar