No final da semana passada, a Bundesrat (câmara superior do governo federal alemão, semelhante ao nosso Senado) votou a favor
de uma medida que pode ser uma sentença de morte para os carros movidos
a combustão. Segundo a casa legislativa, todos os novos carros
registrados no país precisarão ser livres de emissões de gases estufa e
outros poluentes até 2030.
Além dessa medida, a Bundesrat também estimou um prazo de
até 2050 para a rodagem de carros movidos com essa tecnologia. Segundo o
Electrek,
o país vem investindo pesadamente no desenvolvimento de carros
elétricos. Atualmente, a Alemanha tem uma frota de cerca de 45 milhões
de carros, dos quais apenas 25 mil são totalmente elétricos e 150 mil
são híbridos.
Conforme o ArsTechnica aponta, a medida se relaciona a uma estratégia de redução de emissão de gases estufa adotada pela Comissão Europeia (pdf)
em julho desse ano. A resolução impõe metas de redução de emissão de
tais gases que a Alemanha só poderia atingir mediante uma drástica
"descarbonização" de sua frota. Como não é possível eliminar as emissões
da indústria e da agropecuária do país até 2050 sem afetar o seu
desenvolvimento, o governo resolveu focar na mobilidade.
Impacto
Para ajudar a viabilizar essa trasição, o governo se
comprometeu também a oferecer incentivos fiscais e opções financeiras à
indústria de carros elétricos. Também deverá haver subsídios
governamentais para o transporte público, serviços de compartilhamento
de carros e para o uso de bicicletas como meio de transporte cotidiano.
Todas essas medidas, no entanto, são não-vinculativas, o que
significa que elas não têm força de lei. Por outro lado, como elas
foram aprovadas pela casa legislativa alemã, isso indica um firme
compromisso do governo do país. Além disso, como a Alemanha é o terceiro
maior produtor mundial de carros a combustão, e como as medidas foram
adotadas para garantir o cumprimento de uma resolução da Comissão
Europeia, é provável que outros países da União Europeia adotem medidas
semelhantes.
Outro detalhe interessante é que o estado alemão de
Niedersachsen tem uma forte dependência da Volkswagen em sua economia. O
fato de que o estado aprovou a medida sugere que a fabricante de
automóveis deve reforçar seu compromisso com a criação de carros elétricos no futuro.
Fonte: Olhar Digital