O Facebook vem testando sua rede social para ambiente corporativo há
um tempo. E hoje, finalmente, a rede anunciou a disponibilidade do Workplace by Facebook (antigamente conhecido como Facebook at Work) para as companhias interessadas.
O Workplace é um Facebook com algumas adaptações para as tarefas de
uma empresa. Há algumas coisas óbvias, como possibilidade de conversa de
chat com funcionários, uma timeline com novidades sobre projetos (em
vez de mandar uma newsletter com novidades), verificar posts que estão
sendo mais discutidos no momento, usar as reações, criar grupos abertos e
fechados de discussão, fazer buscas ou mesmo exibir algum discurso da
presidência por meio de uma transmissão ao vivo.

Uma diferença da rede convencional é que no Workplace os usuários não
precisam adicionar como “amigos” seus colegas de trabalho — aliás, a
plataforma é limitada apenas para funcionários de empresa. No entanto,
os funcionários podem seguir atualizações feitas por colegas.
Para usar o Workplace, o funcionário não precisa ter uma conta
pessoal no Facebook. Outra vantagem é que não são exibidas propagandas
na plataforma corporativa — aliás, o recurso é pago.
Além das funções clássicas que já conhecemos do Facebook, é possível
acompanhar o uso da rede com relatórios gerados pela rede e ainda usar a
função Multi-Company Groups. O recurso, que será liberado em algumas
semanas, serve para que funcionários de diferentes organizações possam
conversar sobre projetos comuns.
A ideia da rede é tentar conectar os diferentes tipos de colaboradores das empresas. Sobre isso, o Facebook explica:
O ambiente de trabalho não é apenas para nos comunicarmos
através de baias dentro das paredes de um escritório. Algumas pessoas
passam o expediente em movimento, ou com seus dispositivos móveis.
Outros ainda passam o dia todo no campo, ou na estrada. […] As pessoas
trabalham de diferentes formas ao redor do mundo, e a missão do
Workplace é ajudá-las ficarem conectadas.
A companhia argumenta que o uso do Workplace pode reduzir a
necessidade de ferramentas de colaboração interna, como intranet,
sistemas de telefone, videoconferência e listas de distribuição.
O Workplace já está disponível em mais de 1.000 organizações — os
testes começaram no ano passado — e as empresas podem contratar o
serviço, que é cobrado pelo número de usuários ativos.
Fonte: GIzmodo