Assim como foi apurado entre Outubro e Novembro do ano passado, os YouTubers continuam em destaque como influenciadores perante a juventude brasileira.
Um segundo levantamento realizado pelo Google, consultoria Provokers e
revista Meio & Mensagem lista os 20 nomes com mais influência
perante a juventude brasileira e novamente metade deles é composto por
YouTubers.
O apresentador de televisão Luciano Huck, que nem figurava na lista
do ano passado, surge ocupando a primeira posição, para ser logo seguido
pelos YouTubers Whindersson Nunes, também estreando na lista, e pelo
casal Leon e Nilce, do canal Coisa de Nerd, que subiu da quinta posição
em relação ao ranking anterior. As outras personalidades vindas do
YouTube que marcam presença no Top 20 são Luba (6º lugar), Kéfera (9º),
Júlio Coccielo (10º), Taciele Alcolea (12º), Bianca Andrade (16º), Leo
Stronda (18º), Rayza Nicácio (19º) e Felipe Neto (20º).
Confira a lista completa de personalidades influentes entre os jovens:

Para a pesquisa, foram colhidos 1,5 mil depoimentos de pessoas de
ambos os sexos, com idades variando entre 14 a 55 anos, das classes A, B
e C do estrato social, de cidades de diferentes regiões do País: Sul
(Porto Alegre), Sudeste (São Paulo capital, São Paulo interior e Rio de
Janeiro) e Nordeste (Salvador e Recife). Em seguida, o levantamento fez
entrevistas com 250 jovens dentro desta amostragem, da faixa etária que
vai dos 14 anos aos 17 anos.
Além de mais uma vez comprovar a força dos YouTubers na cabeça dos
jovens, o estudo também apontou que a televisão segue perdendo
relevância na faixa etária. Os números indicam que 89% dos adolescentes
declararam estar conectados enquanto assistem TV e 85% não prestam
atenção à TV enquanto assistem. O smartphone é a plataforma
preferida para consumo de conteúdo em vídeo e interação social. Nesse
contexto, 76% dos jovens consultados acreditam que o YouTube pode
funcionar como substituto da televisão aberta e 65% para a TV por
assinatura.
Segundo a revista Meio & Mensagem, “os jovens identificam-se com
as personalidades do YouTube, sobretudo, porque são ‘gente como a
gente’: se diferenciam das celebridades da TV pela proximidade com o target,
postam constantemente vídeos que mostram sua vida, casa e rotina e
ganham fama e dinheiro com seus vídeos, ou seja, projetam isso para a
audiência, que vem a ser a função aspiracional dos canais do YouTube”.
Fonte: Codigo Fonte