Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O ESTÁGIO ATUAL DA DARK WEB É MAIS ESTRANHO DO QUE VOCÊ IMAGINA

22/09/2016

tres computadores
 
 

A percepção do público quanto à dark web – porção da deep web acessível apenas por um software específico – é esta: ela existe para servir às necessidades dos hackers de aluguel, assassinos, vendedores de drogas, distribuidores de pornografia infantil e seus inevitáveis clientes.

E existe a contranarrativa: sites .onion podem até ser usados por tais sujeitos, mas são de valor inestimável para delatores, ativistas e cidadãos comuns cansados de terem suas informações pessoais coletadas e armazenadas por corporações que controlam uma internet cada vez mais monopolizada.

Bem, na prática, a dark web se assemelha muito à internet de 20 anos atrás. Os sites que não servem para contornar leis (sejam elas opressivas ou totalmente sensatas) tendem a basicamente não ter qualquer função.
 
 dark web (2)
 
 
A página inteira é apenas um GIF dançando. (Endereço: dweebyhexfberrix.onion)

Uma única palavra numa página em branco. Um GIF besta com som reproduzido automaticamente, uma tendência irritante que tinha morrido com o MySpace. Estes sites não servem nem mesmo apenas para reservar um domínio, já que a maioria das URLs .onion intencionalmente combinam letras e números de uma forma quase aleatória.

Por um lado, é bacana ver páginas que não possuem interatividade nem propósito – pichações amadoras em uma paisagem digital propositadamente feita para ser indetectável pela esmagadora maioria das pessoas. Para a comunidade onion relativamente pequena, talvez eles tenham uma mensagem.

O software que permite acessar sites .onion se chama Tor. Falamos sobre ele aqui: o Tor faz sua solicitação pular entre uma série de nós para dificultar o rastreamento. Por isso, cada vez que você tenta abrir uma página, isso leva uma eternidade. Páginas travam. GIFs carregam em câmera lenta. E streaming de vídeo é algo que simplesmente não rola. Em termos de velocidade e funcionalidade, a deep web é um retrocesso aos dias de conexão discada.
 

dark web (1)
Endereço: p64ybqdi5a2kl2bp.onion

dark web (7)
Endereço: opnju4nyz7wbypme.onion

Outra coisa a se lembrar é que a dark web é extremamente pequena. A revista The Atlantic estimou no ano passado que havia quase 1 bilhão de sites na web comum. Enquanto isso, mesmo os maiores índices .onion registram apenas alguns milhares de sites, muitos dos quais já saíram do ar.

Deixe de lado os links de phishing, serviços falsos para lavagem de bitcoin e mercados de drogas, e o que resta da deep web é em grande parte um amontoado bizarro de páginas. Lembra quando as pessoas criavam sites eternamente “Em Manutenção” para treinar HTML? É mais ou menos para isso que esta web com segurança de nível militar está sendo utilizada.

dark web (2)
Uma página sobre Blood, um jogo para PC lançado na década de 90. (Endereço: b4fxokjsy22ewpre.onion)

dark web (3)
Certos sites parecem ser quebra-cabeças ou divagações de teóricos da conspiração. Alguns redditors estão perplexos com este aqui. (Endereço: ejqusnadq7sqyjrm.onion)

No geral, as páginas são semiacabadas, abandonadas ou inúteis, com uma única palavra ou GIF. Claro, existem páginas ruins nas partes mais facilmente acessíveis da web também, mas devido à escala (e a ferramentas de filtragem), elas ficam praticamente invisíveis nos resultados de pesquisa, então quase ninguém irá vê-las.

A maioria das pessoas parece ficar confusa sobre o que fazer com este anonimato digital bastante confiável, à disposição de quem baixar o Tor ou navegadores similares. Ainda há a possibilidade de a dark web se tornar um refúgio para novas formas de experimentação online e net art, mas por enquanto ela é basicamente isto:

dark web (3)
Endereço: billie4dtzvlmcfb.onion

dark web (1)
Anna está triste e quer bitcoins para ficar feliz de novo. (Endereço: anna4nvrvn6fgo6d.onion)

dark web (6)

Endereço: derpy5xmjkxuybnz.onion
 
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo
 
 
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar