O uso do WhatsApp é praticamente uma unanimidade entre os jovens de
15 a 29 anos com acesso à internet no Brasil, segundo a pesquisa
Juventude Conectada, realizada pela Fundação Telefônica e divulgada com
exclusividade para o UOL Tecnologia.
A presença
do aplicativo de mensagens na vida dessa parcela da população cresceu
de 86% para 99%, entre 2013 e 2015. Em contrapartida, no mesmo período,
foi registrada uma queda no uso de outros tipos de comunicação, como o
email (que caiu de 96% a 88%), os blogs (de 49% a 38%) e os fóruns (de
41% a 27%).
Até as redes sociais, que eram unanimidade entre os
jovens em 2013, passaram a ser um pouco menos representativa. O índice
de uso dessas plataformas caiu de 99% para 95%. A pesquisa foi realizada
com 1.440 brasileiros de todas as regiões e classes sociais com acesso à
internet.
"A expansão do uso do WhatsApp está diretamente
relacionada ao uso do celular como principal meio de acesso à internet
dos jovens", aponta Americo Mattar, presidente da Fundação Telefônica.
Segundo o estudo, o smartphone é o dispositivo mais usado por 85% dos brasileiros de 15 a 29 anos com acesso à rede,
o que representa um aumento de 102% em relação a 2013, quando apenas
42% dos entrevistados apontavam o celular como o equipamento
preferencial de conexão.
Vale ressaltar que o celular foi destaque em todas as cinco regiões do
país, que apresentaram algumas peculiaridades no uso de outros
dispositivos. O menor índice no uso de celulares como acesso principal
foi registrado no Sul, sendo 79%. O Norte, por exemplo, registrou o
menor índice no uso do computador portátil: 28%, contra a média nacional
de 43%. Já no Nordeste foi o computador de mesa que se mostrou menos
atuante: 27%, contra a média nacional de 37%.
Mattar também atribuiu o sucesso do WhatsApp entre os jovens ao imediatismo da plataforma, à sua usabilidade e à sua discrição.
Jovens mais críticos
A pesquisa constatou ainda um pequeno aumento na participação social
dos jovens. Em 2015, apenas 31% dos entrevistados diz nunca ter
participado de qualquer tipo de atividade, esse percentual era de 38%,
em 2013. Entre as principais formas de engajamento mencionadas estão ir
para as ruas (28%), repassar convites para atos (28%), compartilhar
conteúdos nas redes sociais (28%) e fazer comentários online (30%).
Os jovens destacaram ainda a preocupação em relação às manifestações
feitas pela rede. Em uma escala de 0 a 10, o nível de cuidado tomado ao
expressar opiniões na internet que possam não ser bem-vistas foi de 7,2.
Os homens, de nível superior e das classes A e B se mostraram mais
cuidadosos nesse quesito.
Fonte: Uol