Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ENTENDA COMO FUNCIONA UM POWER BANK, A BATERIA QUE RECARREGA CELULARES

15/09/2016

Os smartphones não são equipados com baterias tão potentes e acabam não durando o tempo que desejariam os usuários. Pensando nisso, alternativas como as baterias do tipo power bank estão se tornando populares para gadgets com Android, iOS e Windows Phone. Sempre que for necessário, basta conectar o dispositivo portátil no celular ou tablet para ganhar mais algumas horas de uso longe da tomada. Veja como funciona essa tecnologia e como escolher o modelo ideal para você.

Bateria de smartphones costumam ser alvo de grandes reclamações de usuários (Foto: Arte/TechTudo) (Foto: Bateria de smartphones costumam ser alvo de grandes reclamações de usuários (Foto: Arte/TechTudo))



Baterias power bank são parecidas com os modelos de íons de lítio que acompanham os smartphones, mas com uma diferença fundamental: elas podem tanto fornecer quanto receber recarga de energia por meio de portas USB. Tipicamente, há três tipos de baterias assim: as que vêm acopladas em cases, as USB de bolso e as com recarga solar.

O primeiro tipo, em formato de case, é bem comum por ser prática para usar. Afinal, o usuário não precisa carregar nada além do próprio aparelho com um "capa" mais robusta. A desvantagem é que, quanto mais capacidade de armazenamento de energia, pesado o aparelho fica por causa da case extra, e a bateria só pode ser carregada conjuntamente com o celular na tomada.

Case Mophie para iPhone 5S com três tipos de carga (Foto: Divulgação/Mophie)Case Mophie para iPhone 5S com três tipos de carga (Foto: Divulgação/Mophie)

O segundo tipo, com entrada USB, é indicado para quem não quer carregar um celular mais pesado, mas quer a facilidade de poder recarregar sua bateria sempre que necessário. Um power bank de bolso pode ser reabastecido sempre que houver uma porta USB por perto, portanto pode ficar facilmente conectada ao computador enquanto o celular é utilizado de forma independente.

Entenda o que é e como funcionam as baterias do tipo power bank (Foto: Reprodução/Amazon)Entenda o que é e como funcionam as baterias do tipo power bank (Foto: Reprodução/Amazon)

O terceiro tipo é o mais caro, com energia solar, mas o mais versátil. Isso porque baterias power bank solares têm, além de células de recarga fotossensíveis, a mesma porta USB de baterias de bolso. Assim, elas podem ser usadas em ambientes abertos ou fechados – mas, vale levar em conta que a recarga por luz do sol pode demorar ainda mais que via USB.

Tanto a solar quanto a USB convencional podem recarregar não só celulares, mas câmeras fotográficas, alto-falantes portáteis, GPS, MP3 players e até tablets, dependendo da capacidade da power bank. Ou seja, praticamente tudo o que é alimentado por USB.

Como escolher

Há diversos modelos de baterias do tipo power bank no mercado. É necessário saber a quantidade de ciclos que o equipamento suporta. Geralmente, quanto mais cara a bateria, mais tempo ela suporta até que comece a perder carga. Tipicamente, baterias de 500 ciclos são as melhores que se pode comprar, já que elas duram até um ano e meio de recarga diária.

Caso o fabricante não estipule a quantidade de ciclos, verifique sempre o tipo de células que ela carrega. Baterias de polímeros de lítio oferecem mais capacidade e mais durabilidade que as de íon de lítio, e por isso costumam custar mais.

Quanto à capacidade, basta verificar a bateria original do seu telefone e fazer um cálculo simples. Se ela vier de fábrica com 2.070 mAh, como a do Moto G, uma bateria portátil de 4.000 mAh será suficiente para quase duas cargas antes de precisar ser reabastecida.

Depois de escolher e adquirir a sua, procure evitar recargas completas, indo de 5% a 100%, por exemplo, para manter sua power bank com uma vida útil longa – com o tempo, será difícil viver sem uma dessas por perto.

 
 
 Fonte: Techtudo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar