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COMO RECUPEREI DINHEIRO APÓS ENVIAR MENSAGEM PARA MÃE DE AUTOR DE GOLPE

14/09/2016

Um especialista em segurança online que teve US$ 500 (cerca de R$ 1.600) em vouchers roubados por um fraudador disse ter conseguido obter o dinheiro de volta após enviar um texto denunciando o crime para a mãe do autor do golpe via Facebook.

Rastreando o nome de usuário usado na troca de mensagens, Christian Haschek conseguiu descobrir a identidade do autor do golpe e também de membros de sua família.

Uma mensagem para o irmão do falsário fez com que ele entrasse em contato minutos depois, implorando para que uma segunda mensagem - enviada para sua mãe - fosse apagada.

O relato do caso no blog do especialista (https://blog.haschek.at/post/f3281) foi visto mais de 100 mil vezes em cinco dias.

Quebra de confiança
 

Haschek contou à BBC que estava tentando vender na internet vouchers da Apple para compras nos Estados Unidos que ele, por morar na Áustria, não podia usar.

O falso comprador apareceu tentando fazer a compra com bitcoins, a moeda virtual usada na internet (um bitcoin equivale a cerca de R$ 2.000).

Christian Haschek
Christian Haschek disse que aceitou o dinheiro de volta em vale-compras

O comprador disse que pagaria assim que recebesse os códigos do voucher e que se certificasse de que eram genuínos.

Porém, ao ser informado dos códigos, o golpista usou os vouchers imediatamente. "Comecei a suar, porque eu tinha confiado nele - tinha dado a ele o benefício da dúvida", escreveu Haschek.

"Me dei conta de que se tratava de um falsário quando ele começou a deletar as suas contas de internet."

Ao longo dos quatro dias seguintes, o especialista em segurança, inconformado, se dedicou a rastrear o espertalhão na internet, com o objetivo de descobrir mais detalhes para entregá-lo à polícia.

Mamãe vai ficar sabendo

Christian Haschek
Mensagem de Haschek para o irmão do fraudador - dez minutos após lido o texto, o falsário entrou em contato, disse o especialista

Fazendo buscas na rede, Haschek descobriu que o mentiroso havia usado o mesmo nome de usuário em outros sites - incluindo sites de emprego.

De posse dessas informações, ele foi atrás de mais detalhes sobre o autor do golpe - incluindo a sua conta no Facebook e as contas da sua família.

A primeira estratégia de Haschek foi tentar dialogar. Quando isso não funcionou, ele ameaçou denunciá-lo à polícia. Porém, quando o autor do golpe cortou totalmente as comunicações, Haschek decidiu que era hora de apelar para a família do falsário.

"Gostaria de falar com você sobre o seu irmão", escreveu o especialista via Facebook.

Uma mensagem semelhante foi enviada para a mãe. Na mensagem, Haschek contava o caso e dizia que vinha tentando, sem sucesso, falar com o autor do golpe pela internet.

"Quando descobri que ele tem apenas 22 anos, hesitei em relatar o crime à polícia, porque eu também fiz coisas estúpidas nessa idade e não quero arruinar o futuro dele por causa disso", argumentou.

Dez minutos depois que a mensagem foi vista pelo irmão, segundo contou Haschek no seu blog, o falsário entrou em contato.

"Quero pedir desculpas pelo que fiz. Sou jovem, estúpido e estou sempre fazendo a coisa errada. Sou estudante e não tenho emprego", disse.

"Por favor, me deixe em paz depois desse episódio. Nunca mais vou fazer outra coisa assim, tenho ataques de pânico só de pensar. Imploro que me desculpe."

"Você entrou em contato meu irmão e ele ficou muito assustado. Por favor, delete ou faça algo antes que minha mãe veja a mensagem que você escreveu para ela."

´Caminho errado´

Haschek disse que aceitou o dinheiro de volta em vale-presentes e decidiu não denunciar o caso às autoridades. À BBC, ele contou ainda que saiu do episódio com "sentimentos contraditórios".

Por um lado, disse, sentiu pena do jovem e desastrado fraudador.

Por outro lado, acredita, a lição vem a calhar porque a mesma pessoa vinha tentando aplicar golpes em outros usuários de internet.

"Ele era apenas um garoto que entrou num caminho errado", disse Haschek.

 
 
 
Fonte: Uol

 
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