Embora já seja considerado ele mesmo um tipo de rede social, o
YouTube anunciou, nessa terça-feira, 13, o lançamento de um recurso
chamado Comunidade, que funciona como uma rede social mais tradicional.
A novidade aparece como uma aba nos canais, onde já estão links como
“Início”, “Vídeos”, “Playlists” e “Sobre”. Os youtubers poderão postar
textos, imagens, GIFs animados, vídeos e outros tipos de conteúdo; e sua
audiência poderá interagir com comentários, curtidas e descurtidas.
Em nota,
o YouTube contou que o Comunidade foi desenvolvido lado a lado com
youtubers parceiros, e por isso responde a anseios dos criadores de
conteúdo, que terão um espaço para conversar com a audiência nos
períodos entre as publicações.
Um desses parceiros, John Green, do canal vlogbrothers, publicou um
vídeo explicando que até o lançamento do Comunidade esse espaço ocioso
vinha sendo pulverizado entre outras redes como Facebook, Instagram,
Twitter e Tumblr. Isso mostra que a nova ferramenta do YouTube tem
potencial para bater de frente com o site de Mark Zuckerberg, por
exemplo, que vem investindo pesado nos vídeos.
Por enquanto apenas parte dos youtubers tem acesso à novidade, gente
como AsapSCIENCE, The Game Theorists, Karmin, The Key of Awesome, The
Kloons, Lilly Singh, Peter Hollens, Rosianna Halse Rojas, Sam Tsui,
Threadbanger e VSauce3. Seguidores verão as atualizações aparecerem em
meio às suas inscrições e, se quiserem, podem acionar notificações que
avisam sempre que surgir algo em um desses canais.
Fonte: Olhar Digital