Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO ROBÔ DA MICROSOFT ANALISA FOTO PARA ENCONTRAR UMA FORMA DE TE INSULTAR

02/09/2016

 
 
Depois do desastre que foi a robô Tay, criada para replicar o comportamento adolescente, mas que rapidamente começou a publicar tweets racistas e exaltar o nazismo e o consumo de drogas, a Microsoft não desistiu da ideia de criar bots. O mais novo, coincidentemente também foi feito para insultar usuários, chamado Your Face.
 

O robô em questão tem um avatar de um senhor rabugento, e foi criado para avaliar rostos de pessoas. A inteligência artificial da Microsoft avalia uma foto de uma pessoa, sugere a idade que a pessoa parece ter naquela imagem e ressalta uma característica específica da fotografia, normalmente para caçoá-la.

Nos meus testes na redação do Olhar Digital, o robô reclamou da minha barba que foi “poorly thought out” (“mal-planejada”). Quando usei uma foto do candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, o bot afirmou que ele “parecia ter a profundidade emocional de uma batata”.

Em relação às idades, a IA parece não ser muito precisa. A minha idade foi errada em mais de 10 anos para mais (39 anos), enquanto em outros testes o número foi errado em 10 anos para baixo. Em um teste específico, o robô disse que uma pessoa de 60 anos tinha cara de 42.

Por trás dos insultos, claro, está uma função mais importante para a Microsoft, que é a de refinar seus algoritmos de visão de máquina, que permite observar uma imagem e reconhecer elementos nela, além de demonstrar os poderes de sua plataforma de “chatbots”. A ferramenta é disfarçada de um serviço divertido, mas tem um propósito importantíssimo para a companhia.

Se você quiser fazer o teste, você pode entrar neste site, mas o bot funciona no Telegram, no Messenger, no Skype e outros serviços menos conhecidos. Basta enviar uma imagem no botão destacado abaixo e ler a opinião (em inglês) do robô.

 Reprodução
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar