Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTISTAS CRIAM NOVO SISTEMA DE WI-FI ATÉ 3 VEZES MAIS RÁPIDO, O MEGAMIMO 2.0

29/08/2016

 
 

Cientistas do Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT (nos EUA) desenvolveram um novo sistema que pode tornar o Wi-Fi até 3 vezes mais rápido e com o dobro da amplitude do sinal. E, por incrível que pareça, essa nem é a principal vantagem da nova tecnologia. Chamada de MegaMIMO 2.0, a novidade na verdade está sendo desenvolvida com o principal foco em resolver o problema de redes congestionadas em ambientes públicos.

O nome do novo sistema deriva do que já é usado no momento pelo Wi-Fi, o MIMO (Multiple-Input Multiple-Output). O problema com a tecnologia atual é que em espaços públicos, como eventos, aeroportos, rodoviárias, shoppings, etc, a velocidade cai bastante, algo que qualquer usuário já deve ter notado. Isso acontece porque não há banda suficiente para todo mundo. Os organizadores desses lugares geralmente tentam contornar a situação colocando mais roteadores, mas essa não é a solução ideal. Mais aparelhos vão oferecer mais banda, mas um interfere no sinal do outro, o que também sacrifica a velocidade. Ezzeldin Hamed, líder do projeto, explica que:

"No mundo sem fio de hoje em dia, você não pode resolver o congestionamento do sinal jogando mais transmissores no problema, porque eles vão estar todos interferindo uns com os outros. A resposta é fazer todos esses pontos de acesso trabalharem uns com os outros simultaneamente para usar o espectro disponível de maneira eficaz."

E é aí que entra o MegaMIMO 2.0. O sistema foi desenvolvido especialmente para coordenar diversos roteadores funcionando ao mesmo tempo, na mesma frequência, mas sem causar interferência. Isso teria sido conseguido através de um algoritmo que o time conseguiu criar para esse propósito.
 
E a tecnologia não está apenas numa fase de testes inicial, longe de se tornar uma realidade. Segundo a Science Alert, os pesquisadores já estão negociando com parceiros da indústria para levar roteadores compatíveis ao mercado e talvez poderemos ver o MegaMIMO 2.0 funcionando num ambiente público em breve.
 
 
 
Fonte: Adrenaline
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar