O Facebook anunciou hoje
que está desenvolvendo uma plataforma dedicada a jogos de computador,
desde experiências mais casuais como as já encontradas na rede social
até jogos mais complexos e imersivos. A plataforma, quando pronta, seria
semelhante ao Steam.
Por meio de uma parceria com a ferramenta de criação de jogos Unity,
o Facebook oferecerá uma ferramenta para que desenvolvedores consigam
publicar seus jogos diretamente na rede social. A funcionalidade de
exportação será incorporada à própria Unity. Essa ferramenta de criação é
gratuita e bastante popular, e está por trás de muitos jogos indie,
como Ori and the Blind Forest, Superhot, Kerbal Space Program e Monument Valley.
Com o lançamento da plataforma, jogos como esses poderíam ser
facilmente disponibilizados e vendidos pelo Facebook por seus
desenvolvedores. Para os usuários da rede, ela representaria também uma
forma mais fácil de acessar, comprar, baixar e descobrir novos jogos. A
rede social iniciou hoje os testes alpha da ferramenta; desenvolvedores
que queiram testá-la podem se inscrever por meio deste link até 31 de agosto.
Conquistando espaço
De acordo com o Engadget,
a medida pode ser um primeiro passo do Facebook para criar um espaço
para publicação e comercialização de experiências de realidade virtual.
Isso porque a Unity também pode ser usada para criar jogos e
experiências desse tipo. Em 2014, a rede social investiu US$ 2 bilhões na compra da empresa por trás do dispositivo de realidade virtual Oculus Rift.
Segundo o TechCrunch,
a plataforma funcionará com outros sistemas operacionais além do
Windows e oferecerá um ambiente sem distrações para que os usuários
curtam os jogos. A receita gerada pelos jogos postados lá será dividida
entre os desenvolvedores e o Facebook, embora a rede social não tenha
informado como essa divisão será. Tradicionalmente, uma fatia de 30%
fica com a plataforma, segundo o site.
Atualmente, 650 milhões de pessoas jogam games por meio do Facebook,
de acordo com a rede social. Os desenvovedores de jogos para a
plataforma já receberam mais de US$ 8 bilhões desde 2010,
sendo que US$ 2,5 bilhões foram pagos apenas em 2015. A plataforma
ajudaria ainda o Facebook a conquistar de volta um pouco da receita de
jogos que perdeu para aplicativos de smartphone.
Em maio, o Facebook chegou a divulgar uma plataforma semelhante,
chamada de Facebook Games Arcade. Embora a empresa tenha abandonado o
onome - indicando que ela pretende realizar mudanças significativas ao
que já foi apresentado - a Games Arcade também era uma plataforma
baixável por meio da qual usuários da rede social poderiam baixar,
comprar e descobrir novos jogos.
Fonte: Olhar Digital