Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD APRESENTA CPUS ZEN DE MANEIRA MAIS DETALHADA, INCLUINDO MODELO DE 32 NÚCLEOS

18/08/2016


A AMD promoveu um evento em San Francisco, onde forneceu informações bem mais detalhadas sobre sua arquitetura de CPU de nova geração e alta performance Zen.

O processador que deve interessar mais aos consumidores finais é o Summit Ridge, para desktops. Ele traz 8 núcleos e 16 threads, e será o primeiro produto com a nova arquitetura a chegar no mercado, utilizando o socket AMD AM4.

Seu lançamento está previsto para acontecer ainda em 2016. Segundo a AMD, a plataforma AM4 vai utilizar linhas PCIe dedicadas para USB, gráficos, dados e outros métodos de entrada/saída. Com isso, ela não irá roubar linhas de outros dispositivos e componentes.

No evento, a AMD fez demonstrações onde a CPU mostrou melhor desempenho do que um processador Intel Broadwell-E de configurações similares – leia-se 8 núcleos e 16 threads. O teste envolvia o software de renderização multi-thread Blender, com as duas CPUs rodando na mesma velocidade de clock.

A arquitetura Zen vai se beneficiar de um processo de produção mais eficiente, de 14 nm FinFET. Isso traz um grande avanço, em comparação com a geração anterior de CPUs FX, que usava processo de 32 nm.

Para completar, a companhia ainda mostrou pela primeira vez uma monstruosa solução para servidores. Trata-se de uma CPU baseada em Zen que traz 32 núcleos e 64 threads, que está sendo desenvolvida sob o codinome Naples.

"Um engenheiro pode ter apenas uma chance na sua carreira para trabalhar num trabalho deste tamanho e escopo, e talvez nunca seja um com o potencial para impactar o futuro como é o Zen", disse Mark Papermaster, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da AMD.

"Com o ´Zen´, nós buscamos fazer o que nunca pensamos que era possível – entregar 40% de melhora entre gerações no quesito de instruções por ciclo", disse Papermaster.

A AMD vai revelar recursos adicionais da arquitetura na semana que vem, numa apresentação na Hot Chips 28.

Confira os principais recursos da plataforma AMD AM4:
- Memória DDR4
- PCIe de 3ª geração
- USB 3.1 de 2ª geração 10 Gbps
- NVMe
- SATA Express

E abaixo listamos os modelos com arquitetura Zen já vistos no mercado:
- AM4 de 8 núcleos com 95W TDP (Summit Ridge)
- AM4 de 4 núcleos com 65W TDP (Bristol Ridge)
- SP3 de 24 núcleos com 65W TDP

- SP3 de 32 núcleos com 180W TDP (Naples)
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar