Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SIM, A SPACEX CONSEGUIU LANÇAR OUTRO SATÉLITE COM SUCESSO

15/08/2016

O oitavo lançamento da SpaceX este ano foi bem-sucedido na madrugada deste domingo, quando um foguete Falcon 9 pousou na barca Of Course I Still Love You após lançar em órbita um satélite japonês de comunicações.

Todo o lançamento foi relativamente rápido e aparentemente sem quaisquer problemas. O foguete branco foi lançado do Cabo Canaveral às 2h26 (horário de Brasília), com a separação da fase principal ocorrendo menos de três minutos em voo, assim como planejado.

A primeira etapa reentrou na atmosfera e caiu na barca cerca de seis minutos depois.

O JCSAT-16 é um satélite definido como um backup para outros satélites JSAT atualmente em órbita. De acordo com a SpaceX, o satélite entrou em órbita de transferência geoestacionária (GTO) num apogeu de 36.000 km – seu ponto mais alto em órbita.

Esta é a segunda vez que a SpaceX lançou um satélite JSAT, mas foi um desafio devido ao apogeu, maior do que havia sido tentado antes.

“Dado o destino GTO desta missão, a primeira fase estará sujeita a velocidades extremas e a aquecimento na reentrada, tornando desafiador um pouso bem-sucedido”, disse a SpaceX antes da missão em um comunicado.

Como sempre, o foguete provou ser ótimo para fotografias – confira algumas delas a seguir. E se você perdeu o lançamento, a SpaceX colocou todo o webcast no YouTube; ele segue abaixo.

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar