A guerra entre Facebook e softwares bloqueadores de anúncios ganhou
um novo capítulo. Depois de a empresa anunciar que sua rede social
exibiria publicidade que driblasse as restrições dos adblockers, os
responsáveis por uma das ferramentas mais populares, o AdBlock Plus,
divulgaram uma forma de evitar que isso acontecesse. No entanto, a rede
social lamentou a nova ação.
Em comunicado divulgado ao TechCrunch, o Facebook afirma que as
orientações do AdBlock Plus de como burlar os anúncios não-bloqueáveis
também barram posts de amigos e páginas, e não apenas publicidade.
“Estamos desapontados que empresas de ad-blocking estão punindo as
pessoas no Facebook, já que estas novas tentativas não barram apenas
anúncios, mas também posts de amigos e páginas. Essa não é uma boa
experiência para as pessoas e planejamos resolver o problema.
Ad-blockers são um instrumento bruto, que é o motivo pelo qual nos
focamos em construir ferramentas como preferências de anúncios para
colocar o controle nas mãos das pessoas”, diz o comunicado.
Segundo o TechCrunch, “resolver o problema” é dar um jeito de fazer
com que as novas ferramentas do AdBlock Plus voltem a não funcionar, e
isso deve acontecer nas próximas horas. Então, temos aí um jogo de gato e
rato que deve continuar por um bom tempo.