Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOLPE VIRTUAL FINGE SER WHATSAPP PARA ROUBAR DADOS DE CARTÃO DE CRÉDITO

10/08/2016

Um novo malware (programa ou estratégia usados porcibercriminosos), batizado de WhatsApp.CreditCardStealer, simulao WhatsApp para Android com a intenção de roubar informações de cartãode crédito.

O vírus, identificado essa semana pela empresabrasileira de segurança digital PSafe, exibe uma falsa tela que solicitaos dados do cartão.

O processo de infecção ocorre quandoo usuário recebe um e-mail que o convida a instalar o Novo WhatsAppcom funções inéditas. Ao clicar no link, o usuário recebe uma mensagemde erro e o app falso desaparece, porém, o WhatsApp continua instaladono celular e funcionando normalmente.

A partir daí, o ícone deatalho do Google Play é desativado e uma mensagem de erro aparece todavez que o usuário tenta acessar a loja virtual, evitando a instalação deferramentas antivírus.

O vírus se mantém inativo por cerca dequatro horas, dificultando sua detecção por parte de ferramentasautomatizadas de análise. Após esse período, o malware passa afuncionar, sugerindo que as informações do cartão de crédito da vítimasão necessárias para liberar novamente o acesso ao Google Play.

Se o usuário cair no golpe, as informações do cartão são enviadas para oservidor do hacker. Além disso, o vírus cadastra o número do celular emum serviço de SMS pago, gerando prejuízos financeiros.

 

Para seprecaver, além de recomendar o uso de um app antivírus devidamenteatualizado, a Psafe diz que o usuário deve prestar atenção no excesso desolicitação de mensagens pedindo permissões a áreas do seu dispositivomóvel e evitar baixar aplicativos de fontes não oficiais, recebidos pore-mail ou via SMS.

 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar