Pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na
Austrália, descobriam que jogos eletrônicos melhoram o aprendizado.
Os resultados da pesquisa realizada com 12.000 estudantes de 15 anos
de escolas australianas mostraram que alunos que jogam nas horas vagas
tem desempenho superior.
O estudo foi publicado no International Journal of Communication
e concluiu também que, na verdade, o grande “vilão” do aprendizado
podem ser as redes sociais. No grupo avaliado, jogadores apresentaram os
melhores resultados em testes enquanto usuários compulsivos de redes
sociais tiveram as piores performances. Na verdade, os pesquisadores
apontam que este último caso pode ser um indicativo de problemas maiores
na assimilação do conteúdo e que a socialização pode funcionar como uma
válvula de escape.
Por outro lado, quem joga diariamente obteve uma média de 15 a 17
pontos superior nos testes em Matemática e Ciências. O professor do RMIT
Alberto Posso tem uma explciação possível: “quando você joga jogos
online você está resolvendo desafios para avançar para o próximo nível e
isso envolve utilizar um pouco de seu conhecimento geral e habilidades
em matemática, leitura e ciência que você aprendeu durante o dia”.
Já os estudantes que dedicaram suas horas vagas apenas a redes
sociais e aplicativos de mensagens tiveram resultados 20 pontos abaixo
da média. Para Posso, “estudantes que estão regularmente nas mídias
sociais estão, é claro, perdendo um tempo que poderia ser gasto com
estudos – mas isso também pode indicar que eles estão com dificuldades
em matemática, leitura e ciência e estão entrando online para socializar
no lugar”.
O pesquisador acredita que as escolas teriam uma excelente iniciativa
se incorporassem os jogos populares ao aprendizado, desde que não
fossem títulos violentos. Mas aconselha os professores a utilizarem as
redes sociais também, para recuperar o engajamento dos alunos que estão
nessas plataformas.
Fonte: Codigo Fonte