O Facebook revelou recentemente que chegou a desenvolver um recurso
para sua própria rede social que daria a ela recursos muito semelhantes
aos do Snapchat. De acordo com o TechCrunch, a funcionalidade estava já bem desenvolvida, mas a empresa não tem planos de lançá-la.
Nesta semana, o Instagram ganhou um novo recurso que torna o aplicativo quase idêntico ao Snapchat. A influência do Snapchat é tão evidente após a atualização que o próprio CEO do Instagram chegou a admitir que o aplicativo do fantasminha amarelo merece todo o crédito pela inovação.
Atualizações rápidas
Para o Facebook, a empresa criou uma função chamada de "Quick
Updates", ou "atualizações rápidas". Esse recurso criaria um lugar
separado da timeline onde os usuários poderiam postar imagens ou vídeos,
com textos e emojis sobrepostos, que desapareceriam em 24 horas. A
funcionalidade apareceria no topo do feed de notícias (uma posição
semelhante à do Instagram Stories), e as imagens postadas nela não
apareceriam nas timelines de outras pessoas.
Diferentemente do Instagram Stories, no entanto, o Quick Updates
teria uma interface bastante diferente da do Snapchat. Ele não teria o
mesmo foco em imediatez que o Snapchat tem, e tornaria mais fácil para
que o usuário compartilhasse vídeos ou fotos tirados há bastante tempo.
Uma ferramenta de privacidade ainda permitiria que o usuários
selecionasse exatamente quem poderia ver suas atualizações.
Também seria possível, como no Snapchat, enviar respostas e
comentários às postagens de seus amigos. Essas mensagens seriam visíveis
em uma aba de "atividades" separadas. Abaixo, é possível ver algumas
capturas de tela que mostram como o recurso funcionaria (via TechCrunch):




Vídeo em foco
Segundo a empresa, o Quick Updates foi um teste que foi mostrado a
algumas pessoas. A rede social costuma criar novidades em caráter
experimental dessa maneira e testá-las com pequenos grupos antes de que
elas sejam lançadas aos usuários em geral. No entanto, o Facebook
informou que não está mais trabalhando nessa ferramenta, e que não
pretende lançá-la.
Por outro lado, a rede social também já demonstrou algum interesse em se aproximar das funcionalidades do Snapchat. A empresa comprou em março deste ano o MSQRD, um aplicativo que gera filtros sobre os rostos dos usuários em vídeos (semelhantes aos filtros do Snapchat), e já disponibilizou os filtros do MSQRD para a sua função de transmissão ao vivo de vídeos.
Fonte: Olhar Digital