Embora as novas gerações estejam animadas com serviços sob demanda,
como Uber, a própria empresa não dá muita atenção ao público mais velho —
que muitas vezes sequer conta com smartphone. Foi pensando nisso que
dois amigos desenvolveram um esquema que permite usar esse tipo de
serviço de forma analógica.
Justin Boogaard e David Lung descobriram que há uma demanda a ser
atendida ao perceberam a frustração da avó de Justin quando ficou
sabendo que não poderia usar Uber sem ter um smartphone. Os dois então
abriram a GoGoGranparent, que faz a conexão entre a pessoa desconectada e
o serviço de transporte.
Eles criaram um processo de atendimento pela Twilio no qual o cliente
liga e faz o pedido por meio de uma central de atendimento. Basta
passar os dados de cartão de crédito e o endereço. A partir daí, sempre
que quiser chamar uma corrida saindo de casa, basta ligar ao
GoGoGrandparent e teclar a opção 1 — para outros endereços é preciso
conversar com um atendente.
Em entrevista ao TechCrunch,
Justin disse que eles acionaram a Uber para tentar uma integração, mas
ouviram da empresa que a terceira idade representa menos de 3% da sua
base de usuários, por isso não havia interesse de investir neles. A
GoGoGrandparent, entretanto, não pensa em focar apenas nos velhos; a
ideia é expandir para atender também os mais pobres, que não têm
condições de comprar smartphones.
Eles também querem fechar parcerias com empresas que oferecem outros
serviços sob demanda, como os de manutenção caseira e de cuidados
domésticos. Por enquanto a empresa só atende nos Estados Unidos.
Fonte: Olhar Digital