Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TATUAGEM TEMPORÁRIA USA NANOTECNOLOGIA PARA IDENTIFICAR EXPRESSÕES FACIAIS

13/07/2016


As tatuagens temporárias podem ter outras utilidades, além da função estética. Um estudo da Universidade de Tel Aviv mostrou que com o uso da nanotecnologia, elas podem ter aplicações na medicina.

As descobertas mostraram que ao juntar uma tatuagem com um eletrodo de carbono fino, dispositivo eletrônico que não agride a pele, o desenho pode ser usado para medir a atividade muscular e também do sistema nervoso. Assim, a arte ajudaria na restauração de tecidos danificados.

O professor Yael Hanien, um dos envolvidos no projeto, contou que a tatuagem funciona como um método alternativo para a eletromiografia, procedimento médico que coloca eletrodos diretamente no tecido muscular das pessoas, processo que pode ser desconfortável e desagradável. De acordo com o cientista, a tatuagem permite que os pacientes continuem com sua rotina enquanto monitoram suas atividades.

Além de poder atuar na reabilitação de pacientes, Hanien acredita que o método pode ser aplicado para estudar respostas emocionais e identificar os músculos de expressão facial através de sinais elétricos.

Segundo explica, sua equipe conseguiu desenvolver uma maneira de identificar as emoções, o que pode ter muita utilidade para outros pesquisadores, anunciantes e mídia. Ainda de acordo com o professor, a tatuagem ainda poderia ser usada ainda para controlar membros artificiais de uma pessoa.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar