Após uma longa batalha judicial, a Warner admitiu finalmente que
cometeu erros na divulgação do jogo Middle Earth: Shadow of Mordor em
2014.
A empresa fechou um acordo com a Federal Trade Commission (FTC),
órgão regulador do governo norte-americano, após ter pago YouTubers e
influenciadores para divulgarem o jogo sem explicitar o patrocínio.
Na interpretação da FTC, a Warner teria agido de má-fé na época:
“consumidores tem o direito de saber se analistas estão oferecendo suas
próprias opiniões ou promoções pagas”, afirma Jessica Rich, diretora do
Departamento de Defesa do Consumidor da FTC. YouTubers influentes,
incluindo o imensamente popular PewDiePie, receberam milhares de dólares
da Warner para divulgar o jogo, exaltar suas qualidades e ocultar
qualquer bug que porventura encontrassem e essa relação comercial entre
as partes foi escondida dos espectadores.
No total, a campanha de divulgação de Middle Earth: Shadow of Mordor
atingiu 5.5 milhões de visualizações, de acordo com a FTC, além da
obrigatória exposição em mídias sociais exigida pela Warner de seus
parceiros. Deste total, PewDiePie teria sido responsável por quase 4
milhões de visualizações, graças a sua imensa base de inscritos no
canal. Na maioria dos casos, os YouTubers esconderam ou sequer
mencionaram terem sido pagos pela Warner para comentar sobre o jogo.