Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PATENTE DA APPLE PODERIA IMPEDIR VOCÊ DE TIRAR FOTOS E GRAVAR VÍDEOS EM SHOWS

29/06/2016

A Apple recebeu uma patente que deixaria a empresa desativar a captura de foto e vídeo em locais restritos, como shows. A patente, depositada em 2011 e aprovada esta semana, descreve a câmera de um iPhone detectando um sinal infravermelho a fim de receber informações.

Uma das possibilidades mais óbvias para este tipo de transferência de dados seria proibir usuários de gravar vídeos não-autorizados em eventos exclusivos. A Apple até incluiu uma ilustração no pedido de patente para mostrar como isso iria funcionar:

patente apple show (1)

Imagem: USPTO

A tecnologia também poderia ser usada para ofuscar fotos e vídeos feitos em um local específico. Veja como a Apple descreve esse processo na patente:

… o dispositivo pode aplicar uma marca d’água em imagens detectadas, em vez de desativar completamente a gravação. Por exemplo, o dispositivo pode receber sinais infravermelhos com dados codificados, que incluem um comando para aplicar uma marca d’água nas imagens detectadas.

Neste exemplo, o dispositivo pode então aplicar a marca d’água a todas as imagens detectadas que forem exibidas ou armazenadas (por exemplo, em fotos ou nos quadros de um vídeo).

Por outro lado, o sinal infravermelho poderia oferecer recursos adicionais – exibindo informações sobre objetos em um museu, por exemplo. A Apple diz:

Um emissor infravermelho pode ser localizado perto de um objeto e gerar sinais com dados codificados incluindo informações sobre esse objeto. Um dispositivo eletrônico pode então receber os sinais infravermelhos, decodificar os dados e exibir as informações sobre o objeto para o usuário.

patente apple show (2)

Imagem: USPTO

A tecnologia iBeacon, lançada pela Apple em 2013, permite um tipo similar de transferência de dados em locais específicos. Agora resta ver se a ideia de restringir vídeos com um emissor infravermelho realmente sairá do papel.

Pessoas que seguram o celular bem alto para filmar um show podem ser irritantes, mas ainda existiriam soluções para quem quer gravar vídeo ou tirar foto: usar uma câmera dedicada, ou não usar um iPhone.

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar