Um estudo realizado pela CVA Solutions revela que os consumidores não
estão satisfeitos com os serviços de TV por assinatura. Tanto é assim
que 75,9% dos entrevistados dizem que mudariam de marca se fosse mais
simples, especialmente em busca de menores custos, e 11,5% informam que
já cancelaram a assinatura para usar apenas Netflix e TV aberta. E 4,8%
dizem que nos próximos seis meses pretendem cancelar sua TV por
assinatura e continuar apenas com Netflix.
O relatório mostra
que existe, sim, uma concorrência direta dos serviços online como o
Netflix. Perguntados sobre qual a maneira que costumam assistir filmes,
32,8% dos entrevistados responderam que o fazem pelo Netflix (via
internet). Na semana passada, a ABTA lançou uma pesquisa de mercado onde diz que TV paga não é um serviço que possa ser caracterizado como supérfluo.
O
estudo sobre TV por Assinatura da CVA Solutions ouviu 4.502 pessoas que
citaram Claro TV, CTBC-ALGAR, GVT, NET, Oi, Sky e Vivo TV (TVA ou
Telefonica). A média de gasto mensal com TV por Assinatura caiu de
140,00, em 2015, para R$139,00.
Recomendação e Migração
Em
recomendação líquida, o estudo aponta que a Sky tem um índice de
24,2%, seguida pela GVT, pela Algar, e pela NET. Em uma possível
migração, dos 75,9% de consumidores que dizem que mudariam de marca se
fosse fácil e descomplicado, a GVT seria beneficiada com um aumento de
3,8% pontos percentuais em seu market share.
Em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) a Sky
continua a primeira colocada, com índice 1,04, seguida pela GVT e Claro.
A operadora que detém a maior Força da Marca (a atração menos rejeição
perante clientes e não clientes) em TV por Assinatura também é a Sky
(com 29,9%). Na segunda colocação está a Net, seguida por GVT.
Fonte: Convergencia Digital