Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BITTORRENT LANÇA APLICATIVO DE STREAMING DE VÍDEOS E MÚSICA

24/06/2016


A BitTorrent anunciou ontem o lançamento do BitTorrent Now, um aplicativo criado pela própria empresa como uma extensão de sua plataforma BitTorrent Bundles. O app, semelhante ao SoundCloud ou o Spotify, permitirá que músicos, bandas e artistas de vídeo façam upload de suas criações para a plataforma. 

Com o lançamento, a ideia da empresa não é dar acesso a torrents por meio de smartphones, mas sim criar uma plataforma por meio da qual artistas menores possam compartilhar seus trabalhos. Mesmo músicos mais conhecidos, como Thom Yorke (do Radiohead) já lançaram música por meio do esquema de "torrents pagos" dos Bundles, com resultados bastante positivos.

Apesar disso, a maior parte dos vídeos e músicas disponíveis na plataforma serão de artistas menores e de cineastas iniciantes. Segundo a empresa, a plataforma utiliza os dados de download para oferecer informações importantes aos criadores, como a faixa etária de seu público, os arquivos mais baixados e outros dados que podem ser aproveitados pelos artistas.

Mudança de posição

Curiosamente, embora trate-se de um aplicativo da BitTorrent, inicialmente a empresa pretende realizar o streaming da maneira tradicional: com os vídeos e músicas indo do servidor da empresa até os smartphones dos usuários. No entanto, a empresa informou ao The Verge que "os aplicativos usarão redes distribuídas num futuro próximo". Isso porque "os elementos peer-to-peer (...) exigem níveis diferentes de esforço em cada plataforma". 

O fato de que o aplicativo não disponibilizará músicas e filmes resguardados por leis de monopólio intelectal parece ser uma tentativa da BitTorrent de se desassociar da imagem de site pirata. Desde algns anos, o site saiu da "lista negra" do Google e lançou também um aplicativo de conversas antiespionagem, semelhante ao Signal. 

O BitTorrent Now já está disponível para Android, e deve chegar em breve para iOS também, de acordo com a empresa. 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar