Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK LANÇA FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO JUNTO A CVV

15/06/2016

internet, facebook, laptop, notebook, redes sociais, twitter, teclado (Foto: Jay LaPrete/AP)
 

A partir desta terça-feira (14), os usuários do Facebook no Brasil terão acesso a uma nova ferramenta para prevenção de suicídio. O projeto, desenvolvido em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), leva em consideração que pessoas contemplando a ideia de suicídio podem emitir sinais de alerta em suas publicações nas redes sociais.

Agora, amigos podem intervir de forma mais direta nesses casos por meio do novo recurso, que já estava disponível nos Estados Unidos e Austrália e está sendo lançado globalmente nesta terça-feira.

 

Funciona assim: ao perceber que um amigo postou um conteúdo que possa indicar uma tendência ao suicídio ou automutilação, o usuário pode escolher "denunciar a publicação", clicando naquela setinha no canto direito superior do post.

O Facebook perguntará o que está acontecendo e a resposta deve ser: "acredito que não deveria estar no Facebook". Depois, a questão é "o que há de errado", quando o usuário poderá escolher uma opção relacionada ao suicídio.

Aquele que fez a postagem alarmante receberá, então, uma mensagem em seu Facebook avisando que um de seus amigos está preocupado com ele (sem identificar quem fez a denúncia), oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer.

  •  
Usuário receberá mensagem do Facebook caso um de seus amigos tenham considerado uma de suas postagens preocupante (Foto: Reprodução/Facebook)Usuário receberá mensagem do Facebook caso um de seus amigos tenham considerado uma de suas postagens preocupante (Foto: Reprodução/Facebook)

A própria pessoa que denunciou a publicação também receberá uma lista do que pode fazer: oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa.

saiba mais
  • ´Perguntar se suicídio passa pela cabeça é importante´, diz psiquiatra
  • Depressão é a doença que mais tira anos de vida saudável do brasileiro

"Especialistas dizem que o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações", diz Carlos Correia, voluntário do CVV desde 1992. Ele observa que, muitas vezes, pessoas que estão pensando em suicídio emitem sinais que podem ser detectados.

"No Facebook, isso pode se manifestar de forma mais sutil, em frases como ´estou sofrendo´, em poemas de solidão postados de forma repetitiva... São sinais que vão se acumulando", afirma Correia. "Postar algo como ´qualquer dia eu sumo´, por exemplo, é um super sinal de alarme."

Campanha para voluntários
Para dar conta de um possível aumento da demanda pelo CVV -- que oferece um serviço de prevenção de suicídio e dá apoio emocional a pessoas que precisam conversar por meio de telefone, chat online, e-mail, Skype ou pessoalmente -- o Facebook contribuirá com a organização oferecendo publicidade gratuita na rede social para o recrutamento de novos voluntários.

Correia prevê que o projeto dará maior visibilidade à organização para o público jovem, o que pode levar a um aumento da busca por atendimentos online.

Facebook dará dicas do que fazer para se sentir melhor (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook dará dicas do que fazer para se sentir melhor (Foto: Reprodução/Facebook)

Como agir quando um amigo pede ajuda?
Para aqueles que recebem um pedido de ajuda de um amigo que está considerando o suicídio, Carlos Correia dá algumas dicas:

- Nunca diga que está sem tempo; pode ser uma oportunidade perdida de ajudar a pessoa

- Não comece a elencar coisas ruins sobre a própria vida, incitando uma "competição de desgraças"

- Não diga algo como: "Do que está reclamando? Você tem tudo para ser feliz"

- Uma atitude simples como convidar o amigo para fazer uma caminhada já pode ser de grande ajuda

- Crie um ambiente favorável para que o amigo possa se abrir, sugerindo um lugar privado e tranquilo, por exemplo

- Apenas escutar o que o outro tem a dizer pode ser suficiente

A Central de Ajuda do Facebook também tem páginas com dicas para quem está pensando em suicídio ou automutilação e para quem quer encontrar um serviço de combate ao suicídio.
 
 
Fonte: Globo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar