Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMO FAZER ROOT NO ANDROID

14/06/2016

O processo de fazer root no seu celular Android traz diversas possibilidades, como instalar bloqueadores de anúncios, editar arquivos de dados de aplicativos e até mesmo instalar outras versões do sistema operacional antes que o fabricante do seu dispositivo disponibilize tal versão. Nesse tutorial, iremos explicar o que é o root, e como utilizar um dos processos mais simples para obtê-lo.

O Que é o Root

O termo root é antigo, surgindo com o sistema operacional Unix na década de 80. Nesse sistema, o usuário root funcionava como uma espécie de super usuário que tinha acesso a todos os arquivos do sistema e podia executar todos os comandos. Como o sistema Android roda Linux, um descendente moderno do Unix, o usuário root também está presente.

Por padrão, o Android não oferece acesso a esse usuário por razões de segurança, para que os aplicativos possam rodar em um ambiente em que não exista a possibilidade de dano a arquivos essenciais ao funcionamento do sistema. O processo de fazer root em um aparelho Android é comparável ao famoso Jailbreak do Iphone, embora sejam conceitos diferentes.

Então, fazer o root poderia deixar seu sistema vulnerável? Decerto modo sim, mas nesse tutorial veremos como instalar também uma aplicação que controla quais aplicativos tem acesso root - isso acompanhado de uma boa dose de bom senso deve ser suficiente para aproveitar os benefícios do root sem se preocupar demais com segurança.

Aviso!

O processo de root permite que aplicativos “espionem” a atividade de outros apps, por isso a Google bloqueia o uso de seu serviço “Google Play” em aparelhos que passarem pelo processo, pelo menos até que o processo de root seja revertido. Apesar desse detalhe, a Google historicamente apoia o recebimento do root, inclusive permitindo aplicativos que o utilizam em sua loja oficial, a Play Store. Algo inimaginável para a Apple, por exemplo.  

Também existe perda de garantia. As maiorias dos fabricantes incluíram termos de perda de garantia para sistemas que receberem o root. Entretanto, o processo não altera o hardware, podendo haver reversão do processo caso a garantia precise ser acionada. O fabricante não tem como saber se um aparelho recebeu root no passado.

Finalmente, esse é um processo que é considerado para os “power users”. Mesmo se valendo de métodos refinados que são considerados seguros e até práticos, você estará fazendo por sua conta e risco, por isso siga as instruções com atenção.

Como fazer root no Android

Na verdade existem duas camadas de segurança em um dispositivo Android, a primeira é o chamado Bootloader, que funciona como uma espécie de BIOS. Esse é responsável por carregar o sistema operacional Android na memória do aparelho para inicialização do sistema.  Salvo raras exceções, o Bootloader vem travado de fábrica e não permite alterações. A segunda camada é o Root em si.

O processo de destravamento do Bootloader é particular para cada aparelho, infelizmente você vai precisar de ajuda específica para seu modelo. Para tal, o fórum do XDA Developers é um recurso valioso. É necessário também que exista algum tipo de ferramenta de recovery já instalada no seu aparelho. Nesse tutorial irei considerar que você possui o TWRP instalado como ferramenta de recovery. Feito isso basta seguir esses passos:

1 - Antes de tudo realize o downlaod da ferramenta SuperSU aqui e transfira o arquivo ZIP para a memória interna de seu dispositivo.

2 - Entre no modo recovery segurando os botões de volume para cima e energia simultaneamente com o aparelho desligado.

3 – No menu TWRP, selecione a opção “Install”


4 – Agora você verá uma tela de navegador de arquivos da memória interna de seu dispositivo, navegue até onde tenha salvado o arquivo SuperSU e toque nele.

5 – Deslize para confirmar a instalação


6 – A instalação deve demorar alguns segundos. Ao término, você será apresentado com uma opção “Wipe Cache”, selecione-a e aguardo o término. Feito isso selecione “Reboot”

7 – Quando reiniciar o seu dispositivo, o aplicativo SuperSU já deve estar presente na gaveta de aplicações. A instalação foi concluída.



Quando clicar no aplicativo SuperSU, você verá uma lista com todos os aplicativos que possuem permissão para rodar como root. Também  acontecerá de o aplicativo perguntar através de uma notificação sempre que um aplicativo tentar ter acesso root se você deseja permitir.


 
Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar