Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HOMEM FICA 6 ANOS SEM FAZER NADA APÓS AUTOMATIZAR SEU TRABALHO

11/06/2016

É sabido que existe um temor de que a automação irá acabar com o trabalho tradicional. Pelo menos para uma pessoa, isso já aconteceu, e por culpa dele mesmo. Trata-se de um programador identificado apenas com a alcunha de FiletOfFIsh1066, que contou que criou um software que fez a sua função por seis anos sem que ninguém soubesse. Quando descobriram, ele foi demitido.

O usuário do Reddit contou seu causo no subreddit CS Career Questions (com perguntas sobre a carreira na área de ciência da computação), onde revelou que após 8 meses na função de testes de garantia de qualidade, criou um programa que fazia todas as suas funções de teste. Depois disso, não precisou fazer mais nada. “Nos últimos 6 anos, eu talvez tenha feito 50 horas de trabalho real”.

O problema é que a função de garantia de qualidade, também conhecida como QA, é um trabalho protocolar para encontrar falhas nos programas dos outros. A tarefa é repetitiva, e os mesmos testes são feitos em todos os softwares para, então a automação deste processo não deve ter sido complicada.

Então, o que ele fazia durante seu tempo no serviço. Ele conta que a maior parte do tempo era dedicado a navegar no próprio Reddit e jogar League of Legends. Basicamente, qualquer coisa que ele queria.

“De 6 anos para cá, eu não tenho feito nada no trabalho. Não estou brincando. Por 40 horas por semana, eu vou para o trabalho, jogo o League of Legends no meu escritório, navego no Reddit e faço o que eu quero. Nos últimos 6 anos, eu fiz 50 horas de trabalho real. Então, praticamente nada. E ninguém realmente ligava. Os testes estavam operando com sucesso. Eu não estou brincando, eu não tinha trabalhos ou nada parecido no trabalho, então ninguém falava comigo exceto o meu chefe e, ocasionalmente, os desenvolvedores dos softwares que eu estava testando. Ontem, meu chefe me demitiu. Acho que alguém do TI descobriu depois de 6 anos e relatou para o meu chefe. Eu expliquei que automatizei meu trabalho, mas ainda estava atualizando a ferramenta, o que era mentira. De qualquer forma, eu fui demitido”.

Nosso amigo Filé de Peixe recorreu ao Reddit para pedir orientações de carreira, já que, depois destes 6 anos sem fazer nada, ele disse ter esquecido completamente como programar, o que dificulta bastante arrumar outro trabalho na área. Mais do que isso, o não-trabalho durante o período também causou um vício em videogames e álcool.

No entanto, nem tudo está perdido para ele. Filé explicou que seu trabalho pagava cerca de US$ 95 mil por ano, e nestes seis anos ele foi capaz de juntar US$ 200 mil, o que não é uma fortuna, mas pelo menos dá a ele a segurança para se reestabelecer e voltar ao mercado, ou abrir um negócio próprio. Antes de apagar a publicação, ele afirmou que iria reaprender a programar para procurar outros trabalhos; só não disse se pretende automatizá-los também.
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar